Google Podcasts recebeu ferramenta de migração dos conteúdos para o YouTube Music e outros apps, algo que deverá ser realizado até abril.
Com o serviço de podcast chegando ao fim, os usuários precisam pesquisar substitutos para essa tarefa.
Agora o Google traz recurso para que os usuários possam ir para outras aplicações e continuar com os itens que possuem.
Migração de podcasts do Google está liberado
A ferramenta de migração começou a ser liberada para o Google Podcasts, permitindo levar o conteúdo para o YouTube Music ou outros aplicativos.
Novidade começou a ser disponibilizada para os usuários, que ao entrarem no aplicativo Google Podcasts encontrarão uma mensagem avisando sobre a chegada da função e permitindo o seu uso.
Quando entrar na aplicação, o usuário é recepcionado com um banner e pop-up avisando que o serviço de podcasts será desativado no próximo ano.
O usuário irá visualizar um botão de exportar assinaturas, que poderá ser utilizado para transferir o conteúdo para o YouTube Music ou para outro aplicativo compatível.
Para enviar seus podcasts para o YouTube Music é bem simples, basta selecionar a opção “Exportar para o YouTube Music”, se já contar com o Music instalado, basta apertar em transferir e continuar para começar o processo, mas se não contar com a aplicação, será necessário fazer o download, em todo caso, a exportação deve levar alguns minutos.
No caso de utilizar outros aplicativos para escutar os áudios, é necessário fazer o download de dados no formato OPML, que é o arquivo que será compatível com outras aplicações.
Para isso, é preciso tocar no “exportar assinaturas” e logo depois no botão “Download” para conseguir baixar o arquivo.
Agora você precisará entrar na aplicação da sua escolha e enviar o arquivo OPML para conseguir ter todos os seus podcasts migrados corretamente.
2 de abril é o fim do suporte
De forma oficial, o Google Podcasts terá seu suporte finalizado em 2 de abril de 2024, então falta alguns meses para isso acontecer.
O acesso será permitido até março de 2024 e o prazo de migração é até julho de 2024, mas é recomendado fazer o procedimento o mais rápido possível.
Nos próximos meses a empresa também revelou que estará lançado melhorias para o YouTube Music no setor de podcasts, como marcar os episódios escutados e mais.
Fonte: 9to5google