Em teste, o Galaxy A55 surgiu com o chip Exynos 1480 e a GPU Xclipse, duas novidades que ainda não foram anunciadas.
Isso significa que os rumores anteriores estavam certos e a GPU em parceria com a AMD chegará em outros dispositivos além dos tops de linha.
Para os usuários, isso pode significar mais poder gráfico, deixando os jogos com mais desempenho e otimizações.
Exynos 1480 e GPU Xclipse 530 são vistos no Galaxy A55
O chip Exynos 1480 ainda não foi anunciado, ele chegará como uma versão mais atual do Exynos 1380 que equipa aparelhos como o Galaxy A54.
Agora o novo SoC intermediário foi visto no teste Geekbench, ele está no Galaxy A55, substituto que do A54 que serão lançado em algum momento de 2024.
A grande novidade do Exynos 1480 é que ele está com uma placa de vídeo da AMD que tem como base a arquitetura RDNA 2, a GPU é chamada de Xclipse 530.
É esperado que a nova GPU tenha recursos importantes, como Ray Tracing, e outras tecnologias que fazem a placa focar apenas no conteúdo que está em destaque na tela e renderizando outras partes sem muita qualidade, o que acaba aumentando o desempenho em geral dos games.
O salto para a placa de vídeo pode ser grande em comparação com o modelo anterior, mas o novo Exynos pode contar basicamente com o mesmo desempenho de CPU da versão do ano passado.
No teste do Geekbench temos o Galaxy A55 com pontuação de 1.127 pontos para um núcleo e de 3.090 pontos para multinúcleos, para comparação, o Galaxy A54 consigo em média 1.110 pontos e 2.800 de pontuação respectivamente.
Isso significa que o desempenho é levemente superior na CPU, mas a GPU que realmente poderá se destacar, isso se trazer mais desempenho que a atual ARM-Mali, que são as que a Samsung utiliza no momento.
O Galaxy A55 ainda não tem data de lançamento, os rumores falam que o aparelho terá tela Super AMOLED de 6.5 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, carregamento rápido de 25W, possivelmente bateria de 5.000 mAh e câmera de 50MP.
Fonte: Geekbench