Pular para o conteúdo

Em março, usuários poderão desvincular dados dos serviços do Google

Google Logo

Google revelou que usuários terão o poder de desvincular os dados dos serviços na empresa, deixando cada um com seus próprios dados.

Essa mudança pode ser interessante para os usuários que querem maior controle dos seus dados e não querem deixar que todos eles fiquem disponíveis em todos os serviços da empresa.

As alterações estão chegando graças à Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que está bem perto de entrar em vigor.

Usuários terão controle dos seus dados nos serviços e sites do Google

Em 6 de março, a Lei de Mercados Digitais da União Europeia estará em ação, e muitos empresas terão que seguir o que ela manda.

Google Logo

Para ficar conforme a lei, o Google já está anunciando algumas mudanças interessantes para os usuários que gostam de ter controle sobre as suas informações

Normalmente, o Google irá vincular os seus dados em todos os serviços que a empresa possui, por exemplo, ao assistir um vídeo na plataforma YouTube, ele pode pegar essa informação e transmitir para o seu serviço de anúncios, assim mostrando publicidade relacionada e totalmente personalizada.

Mas com a chegada da nova lei na Europa, os residentes da região poderão controlar os dados que são transmitidos em sete serviços do Google, que são:

Os usuários podem controlar os serviços que quer desvincular, mas mesmo com a opção ativa, os dados podem ser compartilhados com terceiros.

Google logo

Serviços que estão fora da lista não podem ser desvinculados, caso do Google Pay, que precisa utilizar o Google Payments para concluir uma compra na loja Google Play Store ou em outros lugares.

Google detalha que alguns recursos podem sumir quando a desvinculação entre os serviços é feita, já que muitos trabalham juntos para melhorar a experiência que o usuário recebe.

Outro detalhe é que ao desvincular, você terá menos personalização já que os dados não serão compartilhados e não será possível mostrar itens parecidos com o que você pesquisou ou visualizou.

Por fim, ao realizar a ação, a sua conta ainda ser manterá conectada em todos os serviços, e a desvinculação só irá funcionar de verdade no dia 6 de março, mas já é possível selecionar o que você separar.

No momento, ainda não se sabe se o recurso será expandido para outras partes do mundo, mas esperamos que sim.

Fonte: Support Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *