Pular para o conteúdo

Samsung fala sobre recursos pagos na inteligência artificial

Samsung AI Logo

Finalmente a Samsung falou sobre os recursos pagos na inteligência artificial, algo que deve chegar no futuro.

Com os Galaxy S24, S24+ e Galaxy S24 Ultra, a fabricante finalmente começou a trazer a IA para os seus consumidores.

Mas uma nota de rodapé chamou a atenção por informar que os recursos seriam gratuitos até o final de 2025, o que poderia ocasionar cobranças no ano seguinte.

Galaxy AI poderá ter funções pagas e gratuitas

Em uma entrevista recente, TM Roh, presidente da Samsung Mobile, revela alguns detalhes interessantes sobre a inteligência artificial da empresa.

Galaxy AI Logo

O presidente começa dizendo que existem várias necessidades de IA para dispositivos móveis, então muitas pessoas irão ficar satisfeitos com os recursos que estão sendo distribuídos gratuitamente.

Do outro lado, terão outros clientes que irão desejar funções mais avançadas que que podem estar dispostos até mesmo a pagar por elas.

TM Roh revela que a Samsung está considerando todos esses fatores para conseguir decidir como irá funcionar a liberação das ferramentas alimentadas por IA no futuro.

Ele não dá mais detalhes de como seria o pagamento, quais funções seriam afetadas e outras informações relevantes para o momento, mas como a Samsung revelou que apenas em 2026 pode começar a cobrar por recursos da Galaxy AI, a fabricante possui muito tempo para esclarecer como tudo irá funcionar.

É esperado que recursos pagos sejam os que utilizam servidores

Galaxy S24 e Galaxy S24+ editor de imagem Galaxy AI

Com a Galaxy AI nos Galaxy S24, sabemos que alguns recursos funcionam de duas formas diferentes, algumas das funções são executadas diretamente no aparelho, utilizando CPU, GPU e a NPU dos dispositivos.

Outras funções mais avançadas exigem o acesso a servidores da Samsung para a inteligência artificial realizar cálculos complexos que apenas computadores poderosos são capazes de fazer.

Ao que tudo indica, esses recursos que necessitam de servidores para fazer os cálculos de IA que devem ser cobrados pela empresa no futuro.

Como os computadores precisam de uma infraestrutura cara para se manter, não é difícil imaginar o motivo da cobrança dos recursos nos próximos anos.

De qualquer forma, é esperado que as funções que são executadas no próprio aparelho não sejam cobradas, e que poderão ser utilizadas sem qualquer pagamento extra.

Fonte: ETTelecom

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *