O sistema Android começa a mostrar os apps instalados que possuem suporte para chave de acesso, as conhecidas PassKey.
Novidade foi revelada pelo Google que quer trazer mais facilidade e aumentar a segurança dos usuários do sistema.
Inicialmente apenas quem possui Pixel 5a ou aparelho mais recente da linha Pixel que podem acessar o recurso, mas deve chegar em mais dispositivos móveis no futuro.
Google quer acelerar adoção do uso da chave de acesso
Google está fazendo de tudo para acelerar a adoção do uso da chave de acesso, o que acaba sendo benéfico para os usuários e para a própria empresa.
Para essa tarefa, o Google está trazendo um recurso para ajudar os usuários a atualizarem as suas contas para chave de acesso, o que traz mais segurança para todos.
Essa novidade foi implementada no gerenciador de senhas do Google, que agora consegue descobrir os seus apps e contas que podem ser utilizados com a passkey.
Além disso, ele traz um atalho para que o usuário consiga fazer a mudança no método de entrada do app ou conta de forma rápida e eficiente.
Isso significa que o usuário não precisa entrar em cada conta e procurar a opção, ele será enviado rapidamente para o lugar em que irá realizar a alteração.
Atualmente, as empresas que estão trazendo esse suporte para chaves de acesso com atalho são Adobe, Best Buy, DocuSign, eBay, Kayak, Money Forward, Nintendo, PayPal, Uber, Yahoo! Japão e, no futuro, o TikTok também terá essa capacidade.
Para quem não faz uso, a Pass Key, é uma chave de acesso seguro para sites e apps, o usuário não precisa se lembrar das senhas, ele entra nessas aplicações utilizando o leitor de digital, o rosto ou PIN, senha ou o padrão da tela de bloqueio do aparelho.
Como não existe senha, tudo fica mais seguro, já que não é possível ter ataque de phishing (de apps ou sites falsos) e nem ataques de força bruta, que tentam descobrir a sua senha, além disso, é bem rápido e eficiente o uso.
Muitos aplicativos como o WhatsApp suportam chave de acesso, algo que também é visto no Chrome, na conta do Google e no Android, inclusive no Android 14, é possível utilizar gerenciadores de chaves de acesso de terceiros, o que traz mais comodidade para o uso em diversos aparelhos e sistemas diferentes.
Os donos do Pixel 5a ou superior já podem aproveitar a novidade com o Pixel Feature Drop de dezembro de 2023.
Mas o Google revela que o novo recurso chegará em diversos outros telefones de fabricantes no futuro, sem data estimada para a liberação.
Fonte: Security Googleblog