Google revelou que o Play Protect está recebendo proteção contra fraude financeira em seu teste mais recente.
Isso significa que os usuários estão mais protegidos, conseguindo se salvar de cair em golpes que podem roubar seus dados e que envolvem dinheiro.
Essa maior proteção está sendo testada inicialmente em Cingapura, mas em alguns meses será liberada para outras partes do mundo.
Proteção aprimorada contra fraude está em teste
No mundo todo os cibercriminosos fazem de tudo para enganar a sua vítima e conseguir seus dados ou dinheiro, para essa tarefa, eles ligam, se passam por bancos em mensagens, pedem para instalar APKs e muito mais.
Para conseguir enganar os usuários, os golpistas tentam várias táticas de engenharia social, o que inclui trazer urgência para o caso, afirmando que perderá dinheiro, que é preciso instalar um aplicativo de forma rápida para evitar o problema, e sugerindo que o usuário não ligue para os avisos que aparecem na tela e desative as proteções do aparelho para instalar o aplicativo com malware.
Em algumas semanas o Google Play Protect em Cingapura contará com proteção aprimorada contra fraude, algo que foi feito em parceira com a Agência de Segurança Cibernética de Cingapura (CSA)
Com o recurso liberado, a proteção contra fraudes irá analisar e bloquear automaticamente a instalação de aplicativos que estão pedindo permissões confidenciais, que normalmente são utilizadas para roubar dados.
As permissões RECEIVE_SMS, READ_SMS, BIND_Notifications e para acessibilidade são as mais utilizadas pelos criminosos, o que permite que eles consigam interceptar SMS ou notificações de código único e espionar o que está sendo mostrado na tela.
Essas quatro permissões são utilizadas em 95% dos casos de fraudes financeiras, então o Google Play Protect irá bloquear a instalação de aplicativos que pedem qualquer uma dessas quatro permissões.
Para o desenvolvedor tradicional, isso traz mudanças, eles terão que parar de utilizar essas permissões e seguir as regras recomendadas mais recentes para o desenvolvimento das suas aplicações.
Como ainda está em teste, a proteção aprimorada contra fraudes financeira chegará inicialmente ao Google Play Protect em Cingapura nas próximas semanas, depois de receber feedback dos usuários, a novidade chegará em outras regiões.
Por fim, o Google ainda destaca que o seu recurso de verificação em tempo real, que utiliza a inteligência artificial, é um sucesso, o Google Play Protect conseguiu avisar ou bloquear mais de 3,1 milhões de aplicativos e identificou 515.000 novos aplicativos maliciosos na Índia, Tailândia, Cingapura e no Brasil.
Para quem não conhece, já falamos do Google Play Protect e como ele funciona no sistema Android, verificando os apps e trazendo mais segurança para os usuários.
Fonte: Security Google Blog