Em sua mais recente versão, o Android mostrará o app que está pedindo a digital do usuário, algo que não acontece nas versões mais antigas.
Anteriormente, apenas o lugar de colocar a digital era mostrado, mas sem dar indícios direto de qual aplicação estava pedindo a impressão, mas isso está mudando.
Essa mudança é pequena, mas importante para os usuários, já que deixa mais claro que aplicação está querendo a biometria.
Impressão digital mostra app que está pedindo seu uso no Android
Com a mais versão de teste, o Android 14 QPR3 beta 1, que é o Pixel Feature Drop de junho de 2024, temos algumas novidades sendo reveladas.
Uma delas é referente ao leitor de digital, que agora está recebendo uma pequena, mas importantes melhorias para os usuários.
A partir de agora, o Android irá mostrar quais aplicativos estão pedindo a leitura da sua impressão digital, algo que as versões anteriores não fazem.
Por padrão, quando é preciso colocar a digital, a tela irá mostrar o ícone da impressão e não mostrará detalhes adicionais, então o usuário só consegue presumir que o app que ele está utilizando é o responsável por estar fazendo o pedido.
Com a versão de teste, isso está mudando, no topo do pop-up é mostrado o ícone do aplicativo que está pedindo a sua impressão digital, além disso, os usuários podem visualizar o motivo de estar sendo pedida a ação.
É possível ver que em uma das imagens, a loja Google Play Store que está pedindo a leitura da impressão digital do usuário, logo abaixo, temos “Verify purchase”, que em português significa “Verificar a compra”, então o motivo do pedido da biometria é para confirmar que é você mesmo e finalizar a compra.
Essa mudança é muito interessante para o usuário, que agora terá uma confirmação visual para ter certeza de onde está vindo o pedido de uso da biometria, o que acaba aumentando a segurança.
Como é um recurso da versão de teste, ainda não sabemos quando acontecerá a sua liberação para dispositivos de fabricante, mas para a linha Pixel compatível, a novidade irá estrear oficialmente no mês de junho de 2024.
Fonte: 9to5google