Quando o usuário utilizar o aplicativo do Gemini, o Google Assistente será desativado automaticamente.
Esse movimento é bem interessante e significa mais facilidades para os usuários que forem utilizar a inteligência artificial no Android.
O usuário terá que decidir se quer a IA ou o Assistente, fazer a utilização dos dois juntos não é possível e na prática, nem recomendado.
Gemini substitui assistente no Android
Com a chegada do aplicativo Gemini ao Android, os usuários dos EUA estão fazendo a instalação do novo app e conferindo as novidades.
Mas algo bem interessante acontece assim que você ativa a inteligência artificial do Google no Android pela primeira vez.
Simplesmente Gemini vai substituir o Google Assistente no Android, o que alguns usuários podem não gostar, mas já era algo esperado.
No passado, com nome de Bard (agora é chamado de Gemini), o Google revelou que o Google Assistente com Bard estaria chegando ao Android.
Isso começa agora, com o Gemini estreando como um aplicativo para o sistema, então ele chega para ser um Google Assistente mais inteligente.
Com essa tarefa em mente, ele precisa tomar o lugar do assistente, para permitir que o usuário faça a ativação com a tecla dedicada para o Google Assistente ou com os gestos de acionamento do assistente.
Para os usuários isso pode significar mais facilidades para fazer a utilização da inteligência artificial, que pode ser ativada de muitas formas rápidas, incluindo o tradicional “Hey, Google”.
Claro que o Google Assistente e o Gemini não podem ser utilizados ao mesmo tempo, e você terá que selecionar apenas um para estar em uso em seu aparelho.
Curiosamente, quando o Gemini é instalado, temos dois ícones e nome de app no Android, mas já explicamos o motivo disso acontecer.
Nem todos os recursos do Assistente são compatíveis com Gemini
No momento, nem todos os recursos do Assistente é compatível com o Gemini, então se utiliza alguns deles, você pode voltar ao assistente quando quiser.
O Gemini não suporta provedores de serviços de mídia de terceiros, o que inclui Podcasts, estações de notícias e rádio e provedores de música terceirizados.
Não traz suporte para as rotinas, então atalhos para iniciar uma rotina e rotinas relacionadas a alarmes no aplicativo Relógio não irão funcionar.
Não é possível definir lembretes e nem tarefas. O modo intérprete também não funciona. Apenas é possível utilizar esses recursos voltando ao Assistente padrão.
Fonte: Support Google