Google está lançado o teste do seu novo sistema, Android 15 Preview 1 está disponível e traz mais desempenho para apps e mais segurança para os usuários.
A primeira versão de teste é recomendada para os desenvolvedores testarem como suas aplicações irão funcionar no sistema.
Mas os usuários curiosos podem instalar e conferir as novidades e mudanças que foram reveladas inicialmente pela empresa.
Mais desempenho para apps e games
Com o Android 15, os desenvolvedores poderão focar mais na qualidade e desempenho dos seus aplicativos e jogos.
Para isso, temos o desempenho dinâmico no Android (Android Dynamic Performance Framework), que é um conjunto de APIs para que as aplicações possam ter mais interações com o sistema de energia e térmico dos aparelhos.
Os desenvolvedores podem utilizar o modo de eficiência energética, que ideal para cargas de trabalho em segundo plano de longa duração, esse modo faz os threads funcionarem em economia de energia ao invés de desempenho, o que irá economizar bateria em muitos casos.
Por outro lado, é possível fazer ajustes nas frequências da CPU e da GPU juntas para melhorar a carga de trabalho, fazendo os aplicativos e jogos funcionarem melhores durante o uso.
Outra novidade é o limite térmico, que permite interpretar o status da limitação térmica no SoC, fazendo ajustes na aplicação para que o funcionamento não passe do limite e deixe tudo funcionando sem problemas de desempenho.
Mais recursos para câmera
Android 15 está chegando com maior controle sobre a câmera, o que permitirá que os desenvolvedores de aplicativos possam ter aprimoramentos em lugares com pouca iluminação, já que eles conseguirão aumentar o brilho da visualização da câmera.
Outra novidade são os ajustes avançados para a intensidade do flash, que agora contam com modos que são precisos para a ter a correta luz na hora de fazer a captura de imagens.
Compartilhamento da tela em forma parcial
Agora o compartilhamento da tela no Android 15 recebe uma grande melhoria, nas versões anteriores, tudo o que aparecia na tela era compartilhado com os outros aparelhos.
Com o novo sistema, recebemos o compartilhamento parcial da tela, isso significa que apenas o conteúdo do aplicativo compartilhado será mostrado, outras notificações ou entrar em outros apps, a imagem não será compartilhada, trazendo mais privacidade para os usuários.
Mais segurança e privacidade
Privacy Sandbox no Android foi aprimorada, e agora protege a sua privacidade e segurança mais do que nunca.
Essa caixa separa os itens privados do publico e permite experiências de publicidade e personalizadas para aplicativos móveis de forma eficaz.
Apps tem integridade de arquivos
Graças ao fiIeIntegrityManager do Android 15, que utiliza o recurso fs-verity do kernel do Linux, os apps ganham segurança aprimorada.
Com a integridade de arquivos, os próprios arquivos são protegidos com assinaturas criptográficas personalizadas, o que ajuda garantir que nada foi corrompido ou adulterado.
Para o usuário, isso significa mais segurança, maior proteção contra malware e contra modificações de arquivos não autorizadas.
Mais dados para o Saúde Connect
O Saúde Connect foi integrado ao sistema Android 14 de forma oficial, ele também está disponível na loja Google Play Store.
Agora a sua mais recente versão chega com o Android 15, e o destaque é que ele agora possui suporte para novos tipos de dados, o que inclui nutrição, fitness e mais.
Suporte para dispositivos MIDI 2.0 virtuais
Quando o Android 13 foi lançado, ele trouxe o suporte para dispositivos MIDI 2.0 via USB, que utilizam o UMP (Pacotes MIDI Universais).
Agora com o Android 15 esse suporte é estendido para dispositivo MIDI virtuais, permitindo o uso de dispositivos MIDI 2.0 virtuais.
Android 15 Preview 1 está disponível
Como esperado, o Android 15 Preview 1 está disponível para os aparelhos do Google, a versão é recomendada apenas para desenvolvedores e não para uso diário. Aparelhos compatíveis são os Pixel 6 ou mais recente.
Google revela que o Beta 1 do Android 15 será lançado apenas em abril, e o sistema chegará oficialmente apenas depois de julho, mas sem uma data especifica no momento.
Fonte: Android Developers