O sistema Android terá as atualizações contínuas como padrão nas próximas versões, o que trará muitos benefícios.
Conhecido também como atualizações sem costuras, esse recurso traz mais velocidade na hora de reiniciar o aparelho após a instalação de um novo sistema.
No momento, existe duas formas de realizar as instalações do sistema, mas o Android irá abandonar a que é mais lenta e não tem vantagens.
Atualizações do sistema A/B chegará como padrão no Android
Através do AOSP, foi descoberto que o Google trará as atualizações A/B como padrão para o sistema Android, ela também é conhecida como atualizações sem costura, atualizações contínuas e atualizações Seamless.
Já falamos como as atualizações do Projeto Treble funcionam com partições A e B, elas permitem que o aparelho seja ligado mais rapidamente depois da instalação, sem precisar ficar muitos minutos desligados.
Até o momento, o Android está suportando as atualizações com A/B e sem A/B, mas isso irá mudar muito em breve.
Por padrão, o sistema Android utilizará as atualizações contínuas, o que poderá aumentar o seu uso em geral.
Para quem não sabe, as atualizações com partição A e B são mais eficientes, elas permitem fazer boa parte da instalação com o telefone ligado, quando o aparelho é reiniciado, ele irá demorar menos tempo desligado, irá mudar de partição e o melhor, ainda tem mecanismo de reversão caso alguma coisa saia errado no processo.
Muitas fabricantes utilizam esse método de atualização do sistema, mas a mais conhecida por não utilizar é a Samsung,
Em 2022, a Samsung revelou que a One UI 6.0 iria apostar nas atualizações sem costura, mas mesmo com os Galaxy S24 no mercado com a One UI 6.1, essa inovação ainda não é utilizada pela fabricante.
Ainda em 2022, o Google revelou que as atualizações Seamless seriam obrigatórias com o Android 13, mas depois voltou atrás e removeu essa obrigatoriedade.
Mesmo com as atualizações sem costura se tornando padrão no Android, ao que tudo indica, ela ainda não será obrigatória, então as fabricantes podem desenvolver seu próprio método ou utilizar o antigo.
Fonte: 9to5google