Pular para o conteúdo

Verificação de navegação segura em tempo real no Chrome é ativada por padrão

Chrome navegação segura em tempo real ativada por padrão

A partir de agora, o Chrome conta com verificação de navegação em tempo real, a novidade é ativada por padrão.

Os usuários não precisam fazer nada além de possuir a versão mais recente do navegador do Google.

Essa proteção extra promete maior segura e ao mesmo tempo, mais privacidade para os usuários.

Navegador Chrome tem proteção de URL por padrão em tempo real

Google revelou que o seu navegador, Chrome, a partir de agora conta com sua proteção de URL em tempo real ativada para todos por padrão.

Chrome navegação segura em tempo real ativada por padrão

Anteriormente, era preciso consultar uma grande lista de sites perigosos, mas como ela era atualizada a cada 30 a 60 minutos, muitos sites eram criados e 10 minutos depois eram deletados e os usuários não eram notificados que eram inseguros.

Então para conseguir combater esses sites e não ter uma lista gigante de websites perigosos, que aparelhos mais simples muitas vezes demoram para carregar, o Google está trazendo uma grande mudança.

A mais recente versão do navegador Chrome para Android, iOS e desktop estão chegando com a verificação de navegação segura por padrão, algo que irá melhorar a segurança ao acessar diversos sites.

Com o recurso ativado, sempre que entrar em um site, o navegador irá fazer uma verificação em tempo real da URL, que irá mostrar se existe algum tipo de perigo escondido na página que está visitando.

Navegador Chrome logo 2022

Para a tarefa de privacidade, o Google conta com a Fastly, empresa de plataforma na nuvem de borda para entrega de conteúdo, segurança, observabilidade e computação de borda.

Ela é a responsável por receber os dados do Chrome, fazer análises, remover dados dos usuários e outros, depois envia para o Google apenas dados anônimos e privados, ai a empresa fica responsável por analisar a página atrás de ameaças e avisar o usuário caso tenha algo de errado, todo esse procedimento garante a privacidade dos usuários.

Em performance, a proteção em tempo real poderia exigir mais desempenho ou apresentar lentidão, mas o Chrome recentemente recebeu um modo assincrônico, que permite fazer a verificação e não deixa o carregamento das páginas da internet mais lentas.

Chrome navegação segura em tempo real ativada por padrão

Ainda em desempenho, a verificação de navegação segura em tempo real do Chrome irá funcionar para os sites que você nunca visitou, os que já estão em cache, não serão verificados novamente quando visitados, além disso, se a verificação em tempo real falhar por algum motivo, ele irá verificar a lista de sites conhecidos como perigosos para fazer a proteção, com o problema corrigido, ele volta a utilizar a proteção ao vivo novamente.

Como podemos notar, a versão mais recente do navegador Chrome está mais segura e traz muitas melhorias para aumentar a segura dos usuários, algo que é ativado por padrão e é preciso apenas ter a versão mais atual do aplicativo.

Fonte: Security Google Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *