O aplicativo WhatsApp não permite que usuários façam captura de tela da foto de perfil de outras pessoas.
Novidade traz mais privacidade e segurança para todos que utilizam a aplicação para se comunicar.
Não é preciso fazer nada, o recurso está sendo liberado para todos, mas ter a versão mais recente do app é recomendado.
Proibido fazer screenshot da foto de perfil dos contatos
O WhatsApp começou a proibir fazer screenshot das fotos do perfil dos contatos, o que pode resultar em maior privacidade e segurança.
A liberação do recurso está acontecendo diretamente nos servidores da empresa, então não é necessário ter a versão mais recente da aplicação.
Agora quando você tentar tirar uma captura de tela da foto de qualquer perfil (que não seja o seu próprio), o aplicativo não deixará.
O que acontece dependerá da versão do aplicativo que você está utilizando, nas mais antigas, irá mostrar que a captura de tela foi tirada, nenhuma mensagem é mostrada, mas quando for visualizar o resultado, a imagem não terá o conteúdo da tela de perfil.
Nas versões mais recentes, o aplicativo deixa mais claro, ao tentar fazer screenshot, iremos receber “Este aplicativo não permite capturas de tela”.
Ao que tudo indica, esse novo bloqueio chega como uma melhoria na segurança e privacidade dos usuários, tentando diminuir os golpes e outros.
Com o recurso de bloquear a captura de tela da foto do perfil fica mais difícil para alguém se passar por outra pessoa, golpe que é bem conhecido e já causa muitos problemas, como perda de dinheiro, de dados e muito mais.
A função é integrada ao aplicativo, então não existe uma forma de desativar a ação, e vale para todos os contatos.
Ainda na intenção de evitar golpes, o WhatsApp, em “Configurações”, “Privacidade”, “Foto do perfil”, permite selecionar quem pode ver a sua foto de perfil, o que deve diminuir ainda mais a chance de algum desconhecido pegar a sua foto e criar um perfil falso.
Fonte: 9to5google