Foi descoberto que o Android 15 contará com API para rastreamento de aparelhos mesmo desligados.
Essa inovação é bem interessante, já que permitirá que encontrar os seus dispositivos perdidos, mesmo que estejam desligados.
Com essa melhoria, a localização do aparelho será mais fácil de ser encontrado quando for roubado, perdido ou furtado.
Rastreamento com aparelho desligado pode chegar ao Android
A API Powered Off Finder pode chegar com o Android 15, inovação é para conseguir fazer o rastreamento dos dispositivos desligados, o que é uma grande novidade.
Se realmente chegar ao Android, o recurso permitirá que o Bluetooth dos aparelhos se mantenha ativados mesmo com o dispositivo desligado, isso é essencial para que se conectar em outros aparelhos e compartilhar a localização.
Para quem não sabe, o Encontre meu dispositivo irá encontrar aparelhos mesmo em internet, o que aumenta as possibilidades de encontrar dispositivos perdidos no mundo todo.
Com esse novo recurso, mesmo com o aparelho desligado, será possível encontrar o item, ou ter a localização aproximada.
O funcionamento do Find My Device, que em português é o Encontre meu dispositivo, é bem simples, ele permite localizar os seus aparelhos com a conta Google em qualquer lugar, para isso, ele faz uso da localização (GPS) e da internet.
Mas como falamos, ele permitirá encontrar seus itens sem internet, o que é possível graças a conectividade Bluetooth.
Com criptografia e privacidade, é possível utilizar a tecnologia Bluetooth dos aparelhos ao redor para mostrar onde está o seu dispositivo, mesmo ele sem internet, os outros telefones ao redor poderão enviar a localização.
Agora com a função de enviar a localização via Bluetooth até mesmo com o aparelho Android desligado, o recurso será mais bem aproveitado.
Alerta de rastreador desconhecido e integração com a Apple
No momento, o sistema Android conta com alerta de rastreamento desconhecido, o que permite encontrar rastreadores próximos ou que estão andando com você, além disso, a função traz dicas para desligar as tags encontradas e mais.
O localizar meu dispositivo no futuro será integrado com o recurso que conta com a mesma função na Apple, mas no momento, o Google espera a empresa liberar o suporte para que a integração realmente aconteça, algo que pode demorar alguns meses, mesmo sendo prometida inicialmente para o final de 2023.
Por fim, não sabemos se é preciso ter algum hardware especial ou se apenas o uso da API Powered Off Finder é o suficiente para o recurso de localização do aparelho desligado funcionar.
Fonte: Androidcentral