Sistema Android 15 traz função que permite bloquear a localização até mesmo para as operadoras de telefonia.
Recurso chega para trazer mais privacidade para os usuários, mas será preciso ter um dispositivo compatível.
Com privacidade em foco, usuários estariam no controle da sua localização, não mostrando o local exato para ninguém.
Localização para operadora poderá ser bloqueada no Android 15
Nos últimos anos, o Android vem focando muito em segurança e privacidade, tanto, que em configurações temos uma página com controles para a privacidade.
Agora com o Android 15 Preview 2, o Google traz ainda mais privacidade e segurança para os usuários, que poderão até mesmo bloquear o acesso a localização exata para as operadoras.
Por padrão, as operadoras de telefonia recebem a sua localização exata, isso acontece 24 horas por dia, mostrando realmente onde está o seu aparelho.
Esses dados podem ser utilizados de diversas formas, incluindo anúncios referentes a sua região, lugares em que você anda e muito mais.
Claro que fazer o bloqueio da localização para a operadora é algo muito difícil de fazer, mesmo se contar com a versão mais recente do sistema.
Graças a uma nova API, que permite fazer o bloqueio da localização para as operadoras, os usuários podem aumentar a sua privacidade e segurança em geral.
Mas para isso, é precisa mais do que o sistema mais atual, sendo necessário que o modem receba um novo firmware com suporte para esse recurso.
Mesmo com um dispositivo Android compatível e com a função ativada, os usuários precisam ficar cientes de duas coisas, a primeira é que a sua localização ainda poderá ser compartilhada em caso de emergência e em segundo, que mesmo com o bloqueio, a operadora pode fazer uma triangulação com as suas antenas e ter a localização aproximada dos consumidores.
Essa maior proteção também aumentaria a segurança contra os ataques de stingray, que é quando um aparelho imita a rede de celular e força os seus telefones a enviarem vários dados, incluindo a sua localização exata.
Com o celular compatível e com o Android 15, que ainda está em teste, os usuários terão mais privacidade e segurança.
Fonte: Twitter