Samsung resolveu anunciar o Exynos 1480 oficialmente, o chip já está no mercado em seu aparelho intermediário mais recente, mas só agora tem as especificações reveladas.
Ele traz mais poder em geral, maior velocidade e computação para inteligência artificial e suporte para tecnologias mais atuais.
Evolução do Exynos 1380, o SoC da Samsung chega para deixar os aparelhos mais eficientes e com maior performance.
Exynos 1480 tem melhor desempenho para câmera, IA e está mais eficiente
O novo Exynos 1480 é fabricado em 4nm, ele é de 8 núcleos, são 4 núcleos Cortex-A78 com velocidade de 2.75GHz e os outros 4 núcleos são Cortex-A55 com velocidade de até 2GHz.
Em comparação com o Exynos 1380, a nova CPU é 22% mais eficiente, trazendo desempenho multi-core melhorado em aproximadamente 18% e conseguindo iniciar aplicativos 13% mais rápido.
A GPU é a Samsung XClipse 530, que conta com a arquitetura AMD RDNA, em comparação com o Exynos 1380, temos aumento de desempenho de 53%, deixando os games com maior performance, além disso, conta com sombreamento de taxa variável e super resolução.
É possível utilizar telas com resolução Full HD+ e a taxa de atualização máxima é de 144Hz.
Em câmeras, até sensores de 200MP podem ser usados, a gravação é em até 4K a 60fps e ainda traz suporte para HDR e zero atraso no obturador em 64MP.
No setor de conectividade temos Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, rede 5G com sub-6Hz e mmWave, com a capacidade de download de até 5,10 Gbps, o dobro da versão anterior.
Samsung fala que temos a NPU AI Engine com 6K MAC, ela traz 4x mais performance que o chip mais antigo, isso se traduz em operações e inteligência artificial sendo realizadas no dispositivo, de forma privada e rapidamente.
Lançamento
Samsung já está disponibilizando o Exynos 1480, ele é encontrado no Galaxy A55, que está disponível no Brasil e em muitas partes do mundo.