Próximo sistema pode trazer proteção extra para APK, Android 15 pode aumentar a segurança contra aplicações maliciosas.
Atualmente o Android já conta com proteção contra aplicativos instalados fora da loja que pedem a permissão para acessibilidade.
Mas agora essa segurança poderá ser aprimorada, deixando os usuários mais seguros de aplicativos instalados da internet ou de outras lojas.
Proteção contra APK maliciosos pode deixar o Android mais protegido
Para aumentar a segurança, o Android 13 desativou acessibilidade para apps instalados fora da loja, o que é chamado de Configurações Restritas.
Essa mudança não foi feita sem um grande motivo, as aplicações mal-intencionadas utilizam essa permissão para terem acesso a dados e poderem visualizar tudo o que os usuários fazem na tela.
Com a desativação, o sistema começou a ficar mais seguro, evitando que a acessibilidade seja utilizada para trazer danos para as pessoas.
Mas curiosamente, isso não impediu que APKs maliciosos peçam essa permissão para os usuários, que uma vez dada, irá causar muitos problemas como roubo de dados, de contas e mais.
Essa proteção do Android 13 utiliza a forma que o APK foi instalado para bloquear a permissão da acessibilidade, se for uma loja, não existe restrição, se for feita por apps como gerenciadores de arquivos, por download de arquivos ou pelo navegador e outros, o bloqueio é ativado.
A verificação dessa forma é um problema, já que aplicativos maliciosos podem ser instalados e pedirem permissão para instalar outras aplicações como fosse uma loja, e assim, ter acesso a acessibilidade e mais.
Agora foi descoberto um “Modo de Confirmação Avançado” que irá focar em uma lista confiável de aplicativos que podem utilizar as permissões mais visadas pelas pessoas mal-intencionadas
Os instaladores e pacotes que estão na lista não terão nenhum tipo de restrição, o restante será bloqueado.
Para o usuário tradicional, significa que a fabricante e o sistema Android terão uma lista de instaladores e pacotes seguros, e os aplicativos baixados da internet nunca deverão ter acesso a acessibilidade, que é algo muito visado para roubo de dados e mais.
Mesmo com essa segurança extra, o usuário ainda é o maior responsável pela proteção de seus dados, então é preciso tomar cuidado com o que está instalando e ficar de olho nas permissões que estão sendo pedidas.
No momento, o recurso de “Modo de Confirmação Avançado” no Android 15 Beta 1.1 está desativado, mas é esperado que ele esteja disponível no lançamento.