Foi descoberto que o Android pode contar com tempo limite adaptável para a tela, recurso que pode ajudar na economia de bateria.
Função poderá chegar com o Android 15, mas ao que tudo indica, será exclusiva inicialmente para os dispositivos Google Pixel.
Ainda é preciso de maiores detalhes para descobrir como o recurso irá funcionar quando for lançado.
Tempo limite adaptável para a tela bloqueará o Android mais cedo
Por padrão, o sistema Android conta com uma função para desligamento da tela em um determinado período, esse valor de fábrica é 30 segundos.
Quando você usa um aparelho e não mexeu nas configurações, ao ficar 30 segundos sem tocar na tela, ela será desligada.
Com os Pixel 4, a novidade foi o recurso atenção da tela, que verificará se o usuário está olhando para a tela, ele utiliza a câmera frontal, se o usuário estiver com os olhos em direção a tela, ela não será desligada.
No Android 15 Preview 2, versão de teste, foi encontrado códigos que mostram uma nova funcionalidade.
Chamada de tempo limite adaptável, a função chega para a parte de display, e irá desligar a tela mais cedo se o dispositivo não está em uso.
No momento, ainda não se sabe como o recurso irá identificar se o usuário não está utilizando o aparelho, mas possivelmente a câmera frontal deve ser utilizar.
Os códigos mostram que a função, pelo menos inicialmente, será exclusiva para os aparelhos da linha Google Pixel, mas no futuro, pode ser liberada para aparelhos de outras fabricantes.
Com a função ativada, os usuários terão maior segurança, já que o bloqueio da tela será feito antes mesmo dos 30 segundos padrão do sistema, então ficará mais difícil para alguém utilizar o aparelho sem precisar da senha.
Por outro lado, o recurso pode trazer maior economia de bateria, o que permitirá utilizar os telefones e tablets por mais tempo, já que irão ficar ligados apenas quando estiverem em uso.
Agora temos que esperar o Google I/O 2024 para conferir as inovações, lembrando que o Android 15 conta com um calendário para os testes, mas não possui data de lançamento oficial.
Fonte: Androidauthority