Pular para o conteúdo

Google demonstrou ChromeOS rodando em telefone Android

ChromeOS Logo

Para algumas empresas, o Google demonstrou telefone Android rodando o sistema ChromeOS.

Ainda não se sabe se essa função será liberada no futuro, ou se liberada, será exclusiva para alguns dispositivos da empresa ou terá limitações.

A emulação foi possível com o Android Virtualization Framework (AVF), que inicialmente foi desenvolvida para rodar uma versão alternativa do Android.

ChromeOS poderá funcionar no Android

O ChromeOS rodando ao lado do Android foi mostrado pelo Google a portas fechadas para algumas empresas.

Google Pixel 8

No evento privado, a empresa revelou uma versão especial do sistema chamada ferrochrome, e que estava funcionando em uma máquina virtual no Google Pixel 8.

Desde o Android 13, o sistema está chegando com o (AVF) Android Virtualization Framework, que foi criado para ser um espaço seguro e privado de execução de códigos sensíveis, funcionando praticamente como uma máquina virtual.

Agora o Google mostrou que realmente o AVF pode ser utilizado para rodar sistema diferentes, o que aconteceu com o ChromeOS, mesmo que ele tenha sido modificado para isso.

Algo bem interessante, é que como o Google Pixel 8 recebeu suporte para monitores externo, ele foi utilizado para mostrar a imagem em um grande display.

Esse feito permitiu conectar mouse e teclado e ter praticamente a mesma experiencia do ChromeOS em um PC, ou seja, com todos os seus recursos e diferenciais para os usuários.

Como os celulares atuais estão extremamente poderosos, eles podem facilmente rodar sistema diversos, mesmo que o OS não tenham sido otimizados para aparelhos móveis.

ChromeOS Visual

Infelizmente, o Google apenas a apresentou a inovação para as empresas parceiras, mas não revelou se disponibilizará esse recurso em seus dispositivos da linha Google Pixel ou para aparelhos de outras fabricantes.

Atualmente o Android 15 em teste está recebendo modo desktop otimizado, algo que ainda precisa de mais trabalho para funcionar como deveria.

Com o ChromeOS rodando no Android, os usuários teriam um novo sistema dedicado para quando conectarem em monitores externo, o que traria mais recursos e funcionalidades para todos.

Temos que ficar atentos para descobrir o que o Google irá fazer com essa inovação, mas se fosse liberada, muitos usuários poderiam aproveitar ainda mais os seus dispositivos como um computador tradicional.

Lembrando que amanhã começa o Google I/O 2024 e muitas novidades serão reveladas no evento.

Fonte: Androidauthority

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *