Google revelou o Wear OS 5, nova versão do sistema para dispositivos vestíveis, agora é aprimorado para menor consumo, suporta mais tamanhos de telas e tem outras novidades.
As mudanças estão chegando para que as fabricantes e usuários tenham mais escolhas na hora de fabricar e comprar um relógio inteligente.
Mas também foram apresentadas otimizações e melhorias para o uso dos modelos já existentes, com o sistema trazendo muitos recursos e inovações.
Wear OS 5 utiliza o Android 14 como base
No Wear OS 4, o sistema base foi o Android 13, agora com o Android 14, o Wear OS 5 ganha muitas funções e melhorias.
Os aplicativos sempre ativos são colocados em segundo plano pelo sistema, essa ação acontece depois de um período, os usuários poderão configurar esse tempo limite nas configurações.
Alguns relógios fora do pulso ficarão desbloqueados por mais tempo, o SO consegue verificar se o usuário está com o acessório no pulso, se a configuração estiver desativada, e o dispositivo não estiver no pulso, ficará mais tempo desbloqueado.
Será possível dispensar praticamente todas as notificações, a função chegará na versão oficial do sistema.
Menos uso de energia
A vida útil da bateria é melhorada no Wear OS 5, que consegue trazer otimizações que irão aumentar o tempo que uma carga irá durar.
Em comparação com o Wear OS 4, a nova versão pode, por exemplo, consumir 20% de energia ao correr em uma maratona, o que é um grande aumento na duração da bateria.
Lembrando que o Wear OS tem interface híbrida, que conseguiu trazer até 100 horas de bateria para os smartwatches compatíveis.
Telas maiores e com mais resolução são suportadas
A nova versão do SO está trazendo suporte aprimorado para as telas, que podem chegar em tamanhos diferentes do padrão.
Agora o sistema permite o uso de uma maior variedade de tamanhos e resoluções de tela redonda, então as telas podem ter maior qualidade e maior dimensão, mas ainda precisam ser redondas.
Gaveta de apps em grade
Uma das grandes novidades da versão, agora temos uma tela de início de apps integrada, o seu visual é parecido com as de outras fabricantes, como Samsung e seus Galaxy Watch 6.
Sendo possível conferir vários aplicativos na gaveta de app, mas ainda será possível alternar para a visualização em lista.
Seleção de dispositivos de saída de mídia está disponível
Os usuários poderão selecionar os dispositivos de saída de mídia, algo que é possível quando um fone de Bluetooth não está conectado.
Facilmente será possível escolher o aparelho para o qual você quer enviar o áudio, o que será de grande uso por algumas pessoas.
Formato Watch Face é aprimorado
O formato de mostrador de relógio foi aprimorado, os Watch Face são grande sucesso no sistema e agora estão melhores.
Agora é possível mostrar o clima atual e a previsão para horas ou dias no futuro, subconjuntos de dados podem ser mostrados em diferentes elementos.
Configurações predefinidas do mostrado podem permitir que o usuário navegue em um aplicativo complementar.
Metas podem ser mostrada, e conferidas, por exemplo, defina uma meta de passos, você poderá acompanhar se falta alguma coisa ou já ultrapassou o que queria fazer.
A frequência cardíaca agora recebe uma nova fonte de dados do sistema, o que deve deixar o mostrador mais eficiente.
Mais métricas para saúde e exercícios
Para destacar ainda mais as medições no setor da saúde, o Wear OS 5 traz ainda mais métricas interessantes.
Agora é possível saber o tempo de contato com o solo, que é o tempo que o pé do corredor permanece em contato com o solo durante um único passo.
O comprimento da passada, essa é a distância percorrida por um único passo.
Oscilação vertical, que revela a distância que o centro da massa de um usuário se move para cima e para baixo a cada etapa.
Proporção vertical, dado mostra a oscilação vertical dividida pelo tamanho da passada.
Ainda existem as metas com rejeições, que ajudam a melhorar a experiência do usuário que quer manter um limite ou intervalo específico, como a frequência cardíaca, durante o treino.
Painel de privacidade chega aos dispositivos vestíveis
Finalmente o Google está trazendo o painel de privacidade os dispositivos vestíveis, novidade estreou no Android 12 e só agora está chegando aos acessórios.
Assim como nos celulares e tablets, o painel traz todos os itens de privacidade, mostrando os dados que estão sendo acessados pelos aplicativos, quais permissões cada app possui, e há quanto tempo os dados foram acessados.
Além disso, o sistema é equipado com detecção de capturas de tela, o que irá aumentar ainda mais a sua privacidade.
A última novidade no setor, é que o seletor de fotos está disponível, permitindo conceder acesso parcial apenas as fotos e vídeos que você quiser, sem que seja necessário liberar o acesso completo a galeria.
Wear OS 5 está em Preview
Isso significa que o novo Wear OS 5 está sendo disponibilizado em forma de teste, a versão preview é indica para os desenvolvedores, que poderão testar seus aplicativos na questão de compatibilidade.
A nova versão do OS para dispositivos vestíveis será lançada ainda este ano, mas sem uma data aproximada no momento.
Fonte: Android Developers e Developer Android