O Android foi mostrado rodando o ChromeOS, mas isso foi apenas um conceito e não se sabe se ele será lançado um dia.
Mesmo assim, isso mostrou que o sistema é capaz de reproduzir outro sistema de forma segura.
A virtualização permitiu a criação de máquinas virtuais, que em teoria, poderia rodar qualquer sistema.
Android rodando ChromeOS foi apenas para demonstração
Google mostrou o ChromeOS rodando no Android, algo que foi feito e mostrado para algumas empresas parceiras.
Claro que muitas pessoas gostaram da ideia, e querem saber se seria possível fazer isso em seu Android atual, já que o sistema permitiria ter um computador no próprio telefone.
Mas em um podcast, Dave Burke, VP de Engenharia para Android do Google, revelou que isso foi feito apenas para demonstração.
O engenheiro fala que foi uma forma de mostrar que a virtualização do Android está recebendo investimentos pesados e que tudo está funcionando como deveria.
Para quem não sabe, máquina virtual é recurso que permite instalar sistema e o que mais precisar sobre outros sistemas de forma separada e segura, por exemplo, com a função, é possível rodar o Linux no Windows como fosse um aplicativo.
Inclusive, o Android 15 agora conta com a capacidade de ter sistemas operacionais gráficos hospedados na máquina virtual e com a aceleração de GPU.
Utilizar o ChromeOS como demonstração da virtualização no Android foi para chamar a atenção e mostrar que tudo está funcionando.
Isso significa que apesar de ser possível rodar outros sistemas no próprio Android, o Google não tem a ideia de liberar a novidade para todos.
Apesar disso, uma compilação vazada foi instalada no Pixel Tablet, o que poderia em tese, ser compatíveis com outros aparelhos da linha Pixel e de outras fabricantes.
No momento, o ChromeOS para rodar no Android foi feito apenas para demonstração, então não existem planos para a sua liberação.
Claro que se a inovação for liberada um dia, ela seria de grande utilidade, podendo ser utilizada como um modo computador para o Android, que seria facilmente utilizado em monitores e televisores.