Opera revelou que o navegador Aria está recebendo o Gemini do Google, o que irá trazer mais recursos inteligentes para os usuários.
Empresa afirma que com o novo modelo de IA, novos recursos e melhorias chegarão para todos.
Como esperado, o recurso será gratuito para todos, permitindo ter uma boa experiência ao navegar na internet ou quando precisar.
Navegador Opera Aria utiliza modelos Gemini
Para quem não sabe, o navegador Opera Aria é equipado com múltiplos modelos de IA, seu motor é chamado de multi-LLM Composer AI.
Isso significa que vários modelos são utilizados ao mesmo tempo, ele tenta entender o que o usuário quer fazer e direciona a ação para o modelo mais indicado.
Agora a novidade é que o modelo Gemini do Google é o mais recente membro do navegador, que conseguirá trazer mais melhorias e inovações.
O acordo de utilização foi feito com o Google Cloud, e claro, a IA será um dos grandes diferenciais para quem faz uso desse tipo de tecnologia.
A promessa é de mais recursos gratuitos para os usuários, e que estarão disponíveis para todos de forma gratuita.
Falando em funções, Opera revelou o programa AI Feature Drop, que em colaboração com o Google Cloud, criou um programa de teste dos recursos inteligentes.
Ao utilizar o Opera One Developer, navegador com recursos experimentais, os usuários terão alguns recursos inéditos disponíveis.
Será possível utilizar o modelo Image 2 no Vertex AI, algo bem interessante para quem quer gerar imagens de forma rápida e eficiente.
Outro recurso será a capacidade de ler respostas de forma conversacional, o que significa que as respostas as suas tarefas serão lidas em voz alta e não apenas escritas como são tradicionalmente.
A partir de agora, o navegador Opera Aria também conta com a inteligência artificial do Google, o grande modelo está disponível para todos, e como falamos, tem recursos em testes, que se tudo sair como esperado, chegarão para a versão oficial no futuro.
Lembrando que o Opera Aria também está disponível para Android, então basta instalar e aproveitar a IA.
Fonte: Opera