Samsung anunciou o fim do suporte para Tizen OS em seus relógios inteligentes, mas o suporte não muda para os que possuem Wear OS.
Apostando no sistema desenvolvido em parceria com o Google, a fabricante agora indica o fim do seu próprio SO para dispositivos vestíveis.
Toda a plataforma Tizen para relógios será desligada, afetando os aparelhos, aplicativos e utilização.
Tizen OS perderá o suporte completo em smartwatches da Samsung
De forma oficial, Samsung começou a notificar os usuários da Galaxy Store, sua loja de aplicativos, que o serviço de conteúdo do Tizen Watch será encerrado.
Isso significa que após 30 de setembro de 2025, não será mais possível baixar aplicativos na loja da fabricante para os dispositivos afetados.
A empresa traz em detalhe como tudo irá funcionar, até a remoção completa do suporte.
Até 30 de setembro, será possível comprar aplicativos, dessa data em diante, não terão mais itens pagos sendo vendidos.
Em 31 de maio de 2025, será a vez da remoção do conteúdo gratuito, que não poderá ser mais baixado por quem nunca baixou.
Depois de 31 de maio de 2025 só será possível fazer o download dos itens que foram comprados ou que já foram baixados pelo menos uma vez, algo que precisa ser feito indo na loja Galaxy Store em “Menu”, “Meus aplicativos”.
Já em 30 de setembro de 2025, será encerrado todas as formas de fazer download para os aplicativos do sistema Tizen OS.
Relógios que serão afetados
Todos os que possuem o Tizen OS, ou seja, os modelos que foram lançados em 2020 ou mais antigos, confira a lista:
Tem aplicativos instalados? Eles continuarão a funcionar
Para quem tem qualquer um dos smartwatches da Samsung, os aplicativos baixados irão se manter no relógio funcionando normalmente.
A recomendação é fazer download dos apps que você gosta e manter eles no aparelho, assim, não perderá nada.
Lembrando que a partir de 30 de setembro de 2025 não será mais possível fazer o download das aplicações, então se excluir algum, mesmo por engano, não conseguirá baixar novamente.
Relógios com Wear OS não são afetados
Os relógios inteligentes da Samsung com Wear OS não serão afetados, nada muda no suporte e na forma de baixar os aplicativos.
Donos dos smartwatches da linha Galaxy Watch 4, Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 6 não precisam se preocupar, eles são equipados com o Wear OS e não terão mudanças.