O sistema Android 15 pode trazer função para que o brilho da tela fique ainda mais baixo do que é permitido no momento.
Essa função seria um recurso para otimizar ainda mais a duração da bateria, uso noturno e acessibilidade, e claro, diminuir a luz que a tela emite.
No momento ainda não se sabe se a função será lançada oficialmente, mas foi descoberta nos códigos do sistema.
Brilho da tela pode ficar mais baixo no novo sistema
Nos códigos do sistema em teste, foi descoberto o “even dimmer” que é uma configuração relacionada a iluminação da tela.
Por padrão, os usuários podem aumentar ou diminuir, ou se preferir, ativar o brilho adaptável, que irá fazer os ajustes de forma automática e conforme o ambiente e seus costumes.
Para maior controle, o Android 12 trouxe o extra dim, que permite que a luz da tela fique mais fraca do que o normal, mas precisa ser ativado e desativado manualmente.
Mas no Android 15 Beta 1 foi descoberto que o “even dimmer”, que conseguirá diminuir ainda mais o brilho, mas que deverá funcionar automaticamente.
Os códigos revelam que a função estará disponível para ser ligada, mas uma vez ativada, não precisa ser ativada e desativada.
Esse recurso estaria conectado com o brilho adaptável, ou seja, a sua ativação e desativação será automaticamente conforme a luz do ambiente, se estiver muito escuro, a tela irá emitir menos iluminação, com luz, a tela ficará mais clara para facilitar a visualização do conteúdo.
Com menos brilho sendo emitido pela tela em lugares escuros, temos algumas melhorias, caso da economia de bateria e uso aprimorado em ambientes sem luz, mas também para acessibilidade, que manterá a tela com iluminação mais fraca, o que ajuda quem possui algum problema com exposição alta a luz.
De qualquer forma, o recurso está em desenvolvimento, mas não se sabe se chegará para todos no lançamento do Android 15, mas pode ser uma opção interessante e de grande utilidade para algumas pessoas.
Fonte: Androidauthority