Pular para o conteúdo

Opinião: Como os 7 anos de atualizações da Samsung serão aproveitados no Brasil

Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra

Hoje irei dar minha opinião de como os 7 anos de atualizações garantidas para os Samsung poderão ser aproveitados pelos brasileiros.

Com os Galaxy S24, a Samsung traz 7 anos de atualizações para o sistema e para a segurança, o que é uma grande mudança.

Mas para alguns, a novidade não era necessária, ou só foi feita para aumentar as vendas, mas não importa muito no que é de verdade, só importa que é real e tem benefícios.

Mais tempo de suporte, mais tempo de uso

Isso é bem claro para todos, pelo menos é o que eu acho.

Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus

Maior o período que um aparelho é atualizado, maior será o tempo que será possível utilizar o sistema com segurança.

Com o total de 7 anos, os donos dos celulares poderão aproveitar os novos sistemas por muito tempo, para ser exato, no caso da linha Galaxy S24, eles foram lançados em 2024 e receberão atualizações até 2031.

Então em questão de receber as próximas versões do Android e de segurança, os consumidores não precisarão se preocupar por muito tempo e claro, sem precisar comprar um novo aparelho.

A maior vantagem é na questão de segurança, durante todo o período, o sistema estará atualizado e seguro contra as ameaças mais atuais.

Mas o telefone ainda terá desempenho depois de tantos anos?

Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus

A resposta é um grande SIM, esse é um dos motivos que a Samsung só está oferecendo para os seus aparelhos mais poderosos de 2024 em diante.

Se tem alguma dúvida, é bem simples de se resolver e visualizar como pode ser o suporte mais longo para os celulares atuais.

Pegue o exemplo do Galaxy S8, que foi lançado em 2017, ele é equipado com o Snapdragon 835 ou Exynos 8895, dependendo da região, 7 anos depois ele ainda tem poder para rodar até que bem muitos jogos atuais, e os aplicativos não são problemas.

Existem vários vídeos mostrando que o Galaxy S8 depois de tanto tempo ainda dá conta de muitas tarefas no momento.

E o mais curioso, é que se o sistema estivesse sendo atualizado, ele poderia apresentar mais desempenho do que possui atualmente, já que contaria com uma versão do Android mais leve, mas inteligente e conseguiria aproveitar melhor o seu hardware.

Então o passado mostra que os telefones poderosos de anos atrás ainda conseguem executar muitos jogos e aplicativos sem problemas.

Celular irá funcionar por esse período?

Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus

Bem conservado, ele deve funcionar por 7 anos ou mais, muitos telefones antigos ainda estão em funcionando no mundo todo depois de longos anos após o lançamento.

Nos últimos anos as coisas vêm melhorando no setor de dispositivos móveis, antigamente as peças eram mais difíceis de se encontrar, mas agora graças ao mudanças para ajudar o meio-ambiente, tudo está mudando.

Samsung possui no Brasil o programa Repara Contigo, que vende peças de alguns modelos e traz instruções ensinando como fazer a troca, claro que essa facilidade permitirá consertar o dispositivo quando algum problema surgir.

Única coisa que os usuários realmente vão querer fazer, é depois de alguns anos, trocar a bateria, para que o aparelho mantenha a sua duração com uma única carga.

Os recursos de hardware se mantêm

Galaxy S24 Ultra

Não interessa o tempo, os dispositivos irão manter os seus recursos de hardware, se ele consegue gravar em 8K, daqui a 7 anos ele conseguirá fazer a mesma coisa.

Se ele é equipado com tela com alta resolução, ela manterá a qualidade, o tempo não irá diminuir ou apagar esses recursos.

Algo que pode acontecer, é que os aparelhos mais novos terão maior qualidade, mais rapidez e tecnologia mais recentes, o que curiosamente, pode deixar os modelos antigos sem aquele brilho do lançamento, mas como falamos, nada mudou, a qualidade disponível no lançamento continuará no aparelho até o fim da vida.

Software é a única parte que preocupa

Android atualização

Como atualizações por 7 anos é algo inédito para a Samsung e para o Google, que foi a primeira empresa a apostar no suporte estendido, não sabemos o que irá acontecer.

Na parte do hardware e das peças, já temos ideia de como tudo irá funcionar para os consumidores com aparelhos mais velhos.

Para o software, minha opinião é que o sistema chegará de forma completa, mas os novos recursos só serão liberados se o aparelho suportar a função, caso contrário, as novas funções não estarão disponíveis.

Lembre-se, a Samsung está prometendo novas versões do Android e de atualizações de segurança, mas em nenhum momento ela afirma que irá trazer novas funções ou recursos próprios para o sistema.

Como eu falei, realmente eu não tenho ideia de como irá funcionar a chegada dos recursos, mas no momento, só consigo pensar no que acabei de descrever.

O que isso tudo significa para o Brasil?

Galaxy S24 e Galaxy S24+

Isso significa que os aparelhos da Samsung terão vida mais longa, podendo ser utilizados e vendidos por mais tempo.

Lembre-se, no Brasil muitos aparelhos bem antigos ainda estão em uso, então ter um telefone antigo no hardware e novo no sistema, é algo que irá fazer grande diferença para todos, principalmente para quem tem pouco dinheiro, mas ainda queria um dispositivo de qualidade.

Muitas pessoas podem falar que 7 anos vai deixar os aparelhos bem defasados, mas não é totalmente verdade, vamos falar novamente no caso do Galaxy S8, que completou 7 anos de seu lançamento, que como citamos, tem um bom hardware ainda, ele consegue gravar em 4K a 30fps, algo que está virando um padrão apenas agora em telefone medianos, tem Samsung DeX, que é exclusivo para os tops de linha da Samsung, e conta com IP68 (a prova d’água).

Isso prova que o aparelho não perdeu recursos e nem conta com menos poder do que foi lançado, apenas que as coisas estão evoluindo, o que pode exigir chips mais poderosos para aproveitar a máxima qualidade em todos os setores.

Atualizações mais longas irão mudar a forma de utilizar os aparelhos no Brasil

Galaxy S24 Ultra

Diferente de muitos outros países, no Brasil os aparelhos antigos ainda são muito utilizados, então atualizações mais longas são grandes benefícios para quem tem pouco dinheiro.

Com dispositivos mais velhos sendo atualizados, os consumidores terão maior segurança, podendo utilizar os aparelhos com versões atuais do Android e protegidos das ameaças mais atuais.

Além disso, como os tops de linha que estão com 7 anos de atualizações garantidas, os modelos ainda terão bom desempenho, recursos interessantes e funcionalidades que normalmente os modelos medianos não têm.

Então em minha opinião, maior o tempo de suporte para os aparelhos, mais pessoas poderão utilizar o dispositivo, o que permitirá que pessoas mais pobres ou que não precisem de telefones potentes, possam pagar pouco para ter dispositivos com bons recursos e que serão seguros, trazendo benefícios para quem vende e para quem compra.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *