A proteção contra fraude do Android estará disponível no Brasil até o fim do mês para aprimorar a segurança de todos.
Inovação é mais uma forma de ajudar os usuários a ficarem seguros contra várias ameaças que surgem diariamente.
Essa melhoria irá funcionar normalmente ao lado dos recursos antifurtos que o sistema receberá em teste no mês de julho.
Mais segurança para evitar instalação de aplicativos perigosos
A proteção contra fraude foi anunciada em fevereiro, agora o Google revela o seu lançamento para o Brasil no final deste mês.
Recurso é muito importante para os brasileiros, que muitas vezes são enganados para passar códigos, senhas de banco e até mesmo fazer a instalação de APK, esse último é o que pode causar mais danos.
Claro que a instalação desses aplicativos é algo muito perigoso e na maioria das vezes irá roubar dados, acessar contas e algum podem até mesmo ter controle completo do aparelho.
Para ajudar os usuários do Android, o Google trará até o fim do mês a proteção aprimorada contra fraude para o país.
Ela funciona de forma bem simples, irá verificar os aplicativos que estão sendo instalados e quando algo perigoso é encontrado, a instalação é bloqueada.
O recurso irá verificar se a aplicação baixada da internet pede as permissões RECEIVE_SMS, READ_SMS, BIND_Notifications e para acessibilidade, essa são as utilizada em 95% dos casos de roubos de dados, então quem utiliza na maioria das vezes são os aplicativos criminosos.
Sempre que a instalação for bloqueada, o usuário é avisado sobre o que está acontecendo, assim se informando dos perigos que pode correr ao continuar a baixar itens na internet de lugares que não são confiáveis.
Lembrando que a própria loja do Android possui o Google Play Protect e a verificação em tempo real com aprimoramentos de AI, que também indica que apps baixados são perigosos e assim fazendo um bloqueio completo na própria loja Google Play Store.
A proteção contra fraude no Android será liberada no Brasil no final do mês e o usuário não precisa fazer nada, a novidade chegará com o Google Play Services.
Para os desenvolvedores em geral, essa é a hora de ficar de olho nas permissões que seus aplicativos precisam, se for algumas dessas, será preciso encontrar alternativas ou pedir autorização para o Google.
Fonte: Blog Google