Tudo indica que a linha Nexus pode chegar ao fim, isso por conta de rumores dos dispositivos Android Silver que chegariam até 2015 e teriam suporte do Google.
Os dispositivos com a certificação Silver “Prata” segundo os rumores do site theinfromation poderão chegar em 2015, essa certificação seria para incentivar as fabricantes a fabricarem aparelhos com Android puro sem modificações e sem aplicativos que não sejam do Google.
A certificação Prata “Silver” seria o Google pagando para que as fabricantes e operadoras para que as mesmas não modifique o Android e se o aparelho vim com aplicativo instalado o mesmo pode ser desinstalado de fato e não somente desabilitado como acontece hoje em dia.
Com essa nova linha de dispositivos Silver “Prata” o Google quer principalmente acabar com algumas reclamações frequentes dos consumidores Android onde eles compram um aparelho com 16GB e só quando vão usar descobrem que o aparelho tem na verdade entre 10GB e 8GB.
Já a linha Nexus por outro lado é totalmente diferente, com o Nexus temos sempre a atualização em primeira mão, a fabricante para ser escolhida precisa superar as expectativas do Google em relação ao hardware e logicamente em relação ao design.
O ponto principal da linha Nexus em países específicos é o subsidio que o Google oferece para que os aparelhos sejam vendidos mais baratos, mas em outras regiões como o Brasil esse subsidio não existe e a fabricante pode vender o dispositivo no valor que quiser.
Ainda temos que lembrar que existe a linha Google Edition que são os mais famosos dispositivos das fabricantes com as mesmas especificações, mas com o software sendo todo feito e atualizado pelo próprio Google.
Então pra que o Google iria se preocupar em fazer a certificação Silver “prata” já que existem vários dispositivos com o Android puro e sendo atualizados rapidamente?
A resposta é que o programa Silver seria algo que irá atingir o mundo todo, não seria como os aparelhos Google Edition que só são vendidos em alguns lugares ou como a linha Nexus que só são subsidiado em algumas regiões.
Para os usuários em geral os dispositivos com a certificação Silver “Prata” seria um Android puro que chegaria ao mundo todo, em vários aparelhos e fabricantes diferentes.