Loja Google Play Store começará a remover aplicativos com funcionalidade e conteúdo limitados.
Intenção é aumentar a qualidade das aplicações disponíveis na loja, o que pode trazer benefícios para os usuários.
Mudança começa em agosto e não se sabe a quantidade de apps que serão afetados, mas os desenvolvedores podem melhorar os seus produtos para não serem removidos.
Loja Google Play Store quer mais qualidade
Algumas mudanças da Google Play Store irão aumentar a qualidade das aplicações, quem não seguir, terá o conteúdo deletado da loja.
Previsto para iniciar em 31 de agosto, a nova atualização da política AntiSpam da loja do Android deixa claro que irá remover aplicações que oferecem funcionalidade e conteúdo limitados.
Para quem não entendeu, significa que as aplicações que possuem apenas texto, um plano de fundo e/ou não são desenvolvidos para nada, não serão mantidos na loja e serão removidos a partir da data citada.
Isso significa que as aplicações que não trazem uma proposta de ser um aplicativo de verdade, não terão mais como ficarem disponíveis na plataforma.
Como existe uma data para começar a remoção, os desenvolvedores podem trabalhar em suas aplicações para trazer funcionalidades e mais conteúdo para que os usuários tenham melhor experiência de uso.
Mas o mais curioso, é que essa avaliação que uma aplicação é boa e tem qualidade é feita pelo próprio Google, e não pelos usuários, o que pode gerar a remoção de apps que são importantes para os usuários, mas que na visão da empresa, não trazem recursos ou funções mínimas.
Claro que essa mudança quer elevar a qualidade mínima das aplicações disponíveis no Android, mas será interessante conferir como essa alteração irá impactar os apps e os seus usuários, se realmente irá aumentar a qualidade, ou tudo se manterá da mesma forma.
Todos os anos a loja traz mudanças em seus requisitos para melhorar as aplicações, o sistema e agradar os seus usuários, a última foi a remoção de apps que prometiam limpar e deixar telefones mais rápidos.
Fonte: Support Google