Esse deveria ser algo básico, mas não é, mas ainda recomendamos, se não usa, desinstale ou desative as aplicações.
Ter muitos aplicativos instalados é algo muito esperado, mas não deveria ser o padrão, já que muitos deles não são utilizados.
O melhor, seria desinstalar ou desativar e deixar espaço livre para o que realmente será preciso.
Você não precisa de centenas de aplicações instaladas
Diferente do que deve pensar, você não precisa de centenas de aplicativos, na maioria das vezes, nem 10% deles são utilizados.
Quando não são utilizados, eles acabam apenas ocupando espaço no armazenamento interno do telefone ou tablet.
E como já falamos algumas vezes, não recomendamos deixar aplicativos instalados sem uso no celular.
Com muitos apps existem mais chances de problemas
Problemas podem acontecer de diversas formas, claro que com muitos aplicativos instalados, as chances de eles aparecerem aumentam diversas vezes.
Normalmente, as falhas e bugs surgem quando as aplicações não são compatíveis com o sistema, tanto, que quando uma nova versão do Android é disponibilizada, é comum ter apps que não funcionam ou trazem problemas.
Mas aplicativos podem ser imprevisíveis e ter muitos bugs, por isso que sempre são atualizados, não apenas para trazer novos recursos, mas para corrigir problemas, que podem variar de desempenho, segurança e muitos mais.
Segurança também é prejudicada
Podem surgir diversas falhas, mas o maior perigo é com segurança e a privacidade.
Muitos aplicativos instalados funcionarão, serão atualizados e consumirão mais bateria.
Mas com certeza, a segurança é o item que mais pode ser afetado, as aplicações poderão ser atualizadas e trazer ameaças e mais, mas como tem muitas instaladas e normalmente atualizadas ao mesmo tempo, será mais difícil descobrir qual é perigosa.
O problema é maior ainda se instalar APKs no Android, baixando de qualquer site e não de lugares conhecidos, o que irá representar alta chance de estar instalando malware e outras ameaças conhecidas.
A partir do Android 11, as permissões são removidas para as aplicações que não estão sendo utilizadas por um determinado tempo, essa função é para otimizar a segurança e evitar problemas com a privacidade em geral.
Em sistemas mais antigos, o ideal é realmente remover o que não está utilizando ou não vai utilizar.
Maior pode ser o gasto de bateria
Dependendo da versão do sistema, mais aplicativos simplesmente significa que a bateria será utilizada mais, algo que fará acabar mais rapidamente.
Isso acontece pelas aplicações que sempre funcionarão de tempo em tempo para fazer algumas ações em segundo plano.
Essas operações acontecem sem que os usuários precisem fazer nada e em resumo, gastam pouco energia, o problema é que 100 aplicativos instalados ou mais, irão exigir mais bateria, fazendo ela durar menos.
Mais espaço ocupado e menor capacidade de instalar o que é preciso
Com mais itens instalados, eles claramente irão ocupar mais espaço, o que pode diminuir a sua capacidade de instalar o que é preciso.
Ocupando espaço precioso, o que não está em uso pode atrapalhar a instalação de novos apps e games, o que pode exigir a desinstalação de várias aplicações para conseguir realizar a instalação.
Para tentar ajudar um pouco esse grande problema, a loja Google Play Store conta com arquivamentos de apps, recurso que promete liberar até 60% do espaço sem apagar a aplicação por completo.
No Android 15, temos a estreia do arquivamento de apps manualmente, o que pode ser utilizado a qualquer momento e diretamente no sistema, sem precisar da loja.
Eu aconselho que mesmo com esses recursos, utilizar a desinstalação ainda é melhor, já que se livrará de 100% dos dados.
Desative o que não pode desinstalar
Muitas vezes, as fabricantes colocam diversos aplicativos que acabam utilizando espaço e o pior, nem iremos utilizar.
Mas para deixar tudo ainda pior, nem será possível desinstalar muito deles, o que é péssimo para a experiência em geral.
Nas versões mais recentes do Android, felizmente, nessas aplicações temos a opção de desativar, que é melhor do que nada.
Ao desativar uma aplicação, suas atualizações e seus dados são removidos, assim ficando na versão que veio no sistema e ocupando menos armazenamento interno.
Será possível desativar aplicações que possuem o botão de desinstalar apagado, o que indica que são de fabricantes ou que vieram de fábrica.
O procedimento é bem simples, é igual ao de desinstalar apps e games nos Samsung, mas terá a opção de desativar no lugar.
Remover também vale para arquivos
Depois de um bom tempo utilizando o celular ou tablet, ele poderá contar com muitos arquivos.
O problema é que muitos deles podem estar nos aparelhos e não serem mais úteis, a maioria poderá até mesmo ter sido esquecida.
O melhor a se fazer nesse caso, é utilizar o seu gerenciador de arquivos (ou Files do Google) e apagar o que não precisa.
A melhor pasta para focar é na “Download”, que é a responsável por receber os arquivos baixados da internet, então é uma das que mais fica cheia.
Para fotos, as capturas de tela se não forem mais utilizadas, podem ser apagadas, o que irá liberar um bom espaço.
Aproveite para conferir fotos embaçadas, tremidas e as que não precisa mais, faça o mesmo com os vídeos, que normalmente são maiores e se apagados, poderão liberar boa quantidade de armazenamento interno.
Nos apps que utiliza com frequência, faça uma limpeza
Nos aplicativos que usa muito, claro que você não vai remover a aplicação, já que precisa dela.
Mas é possível fazer uma limpeza no cache do app, algo muito simples e que traz diversos benefícios.
Eu faço essa limpeza principalmente no navegador da internet, em apps de vídeos e de redes sociais, que normalmente ocupam mais de 1GB com arquivos temporários que podem ser apagados com segurança.
Com os sistemas mais atuais, o Google vem fazendo algumas melhorias, no Android 8.1 Oreo ou superior, os apps não utilizados não podem criar cache.
Se livre do que não precisa e deixe o aparelho melhor
Ao se livrar dos arquivos, aplicativos e jogos que não precisa, ajudará o aparelho a ficar melhor, já que o sistema terá menos itens para se preocupar e dificilmente irá ficar lento.
Mas claro que a grande vantagem é liberar o espaço do telefone ou tablet, permitindo fazer a instalação de apps e games quando quiser.
A remoção dos itens também ajuda a melhorar o desempenho, na manutenção dos dispositivos e na economia de bateria, ou seja, temos apenas benefícios.