A loja Google Play Store começou a pedir a localização aos usuários, intenção é melhorar as recomendações e mais.
A novidade está aparecendo para alguns poucos usuários no momento, o que pode indicar que é um teste ou que a liberação será por fase.
Quem aceitar, poderá receber informações contextuais relevantes com base no local em que mora ou nas regiões em que está.
Local será utilizado para recomendações, promoções e mais
Alguns usuários começaram a receber uma tela pop-up com o aviso de localização na loja Google Play Store.
A mensagem na pequena tela destaca que a loja agora consegue utilizar a localização como base para recomendar aplicativos, ofertas e outras conteúdos relevantes na região.
Usuário tem duas escolhas, a de não aceita “Não obrigado” e a de “Continuar”, essa última quando selecionada, irá pedir a permissão apropriada e será possível selecionar se a localização aproximada irá funcionar apenas uma vez, a todo momento quando o app está aberto ou nunca.
Sabendo o seu local, a loja poderá trazer itens mais específicos nas recomendações.
O Google fala que a posição do usuário é utilizada para fornecer informações contextuais relevantes, como promoções ou recomendações de apps.
Claro que essas informações também serão utilizadas para trazer a liberação ou bloqueio de conteúdos em geral.
Mas a empresa detalha que ao permitir o uso da localização aproximada, a configuração de país não é afetada, mesmo se estiver em outra região.
Quando estiver liberado para todos, os usuários podem ativar ou desativar o recurso quando quiserem, algo que pode ser feito entrando na loja Play Store, apertando na foto do perfil (ou inicial do nome), selecionando “Configurações”, “Geral”, e em “Usar o local do dispositivo” é possível escolher entre “Durante o uso do app”, “apenas está vez” ou “Não permitir”.
A utilização ou não do recurso está nas mãos dos usuários, mas de qualquer forma, ainda precisamos ver como irá funcionar, se realmente irá trazer benefícios ou é só um extra que não trará muitas mudanças.
Lembrando que Google Play Store recebeu melhorias nas recomendações de apps para os usuários, o que deve ajudar a encontrar jogos e apps de forma mais personalizada.
Fonte: Android Authority e Support Google