Google Play Store pode receber recurso para atualizar APKs instalados pelos usuários.
Inovação está em desenvolvimento e se liberada, irá trazer mais facilidades aos usuários, que poderão utilizar a loja para se manterem atualizados.
Claro que isso é válido para as aplicações que estão disponíveis na store, então poderá ajudar em alguns momentos.
Loja do Android poderá atualizar APKs no futuro
Nos códigos das novas versões da Google Play Store, foi descoberto que chegará o suporte para atualizar APK que o próprio usuário instalou.
Com o Android 14 tivemos novidades para as lojas de terceiros, uma dessas foi a de conseguir selecionar a loja que será utilizada para atualizar o aplicativo.
Mas atualmente, atualizar as aplicações de outras fontes não é liberada para os aplicativos que são instalados manualmente, apenas para os que foram baixados de lojas de terceiros.
Agora com a nova descoberta, foi possível ativar o recurso que permitirá atualizar os aplicativos instalados manualmente no Android.
Conseguiram ativar o recurso, que uma vez em uso, irá verificar as aplicações que foram instaladas no Android, inclusive as manualmente.
O grande destaque é que é possível atualizar os APKs, isso se a aplicação existir na loja.
Ao entrar na loja e conferir o aplicativo do APK, teremos a opção “Atualizar da Play”, que irá permitir que a loja possa realização a atualização do app.
Quando for atualizar, a store indica que a aplicação foi baixada de outro lugar, e que a loja não é a fonte original, mas permite que atualização possa realizada.
Como esperado, o recurso é bem interessante para quem instala aplicativos APKs, principalmente por causa de incompatibilidade que não permite a instalação pela store, mas que poderá instalar o app manualmente e depois se manter atualizado utilizando a loja do Android.
Ainda não se sabe quando a inovação será liberada, mas o novo recurso será de grande uso para muitas pessoas, que poderão utilizar a Google Play Store para ter a versão mais atual dos aplicativos que foram instalados em forma de APK inicialmente.
Fonte: Android Authority