Microsoft revelou que o Explorador de Arquivos do Windows 11 poderá acessar arquivos de aparelhos com o sistema Android.
Novidade além de ser anunciada, está sendo liberada gradualmente para quem faz parte do Windows Insiders, versão de teste do sistema.
Com o esperado, o recurso poderá ser utilizado com fio, mas claro que sem fio irá trazer mais comodidade.
Acesso a itens do Android será facilitado no computador
Um novo recurso está chegando em fase de teste para os usuários do Windows Insiders, que testam a versão mais recente do sistema antes do lançamento.
Os usuários do Windows 11 em teste estão recebendo a função de utilizar o Explorador de Arquivos para acessar os arquivos de aparelhos com o sistema Android.
Para utilizar a função, é preciso ter a versão de teste mais atual do sistema, utilizar o aplicativo Vincular ao Celular no Windows 11 e o aplicativo Vincular ao Windows (versão 1.24071 ou mais recente) no telefone.
Depois no PC, é preciso ir em “Configurações”, “Bluetooth e dispositivos”, “Dispositivos móveis” e escolha “Gerenciar dispositivos” e permita que seu computador acesse seu telefone Android, e no PC selecione a opção para acessar os arquivos via o Explorar de Arquivos.
Com tudo configurado corretamente, o armazenamento interno do telefone será mostrado no computador, permitindo utilizar o Explorar de Arquivos do Windows para conseguir gerenciar os arquivos do Android.
Isso significa que é possível copiar e colar arquivos entre o telefone/tablet para o computador e claro, vice-versa, deixando tudo simplificado, e como falamos, é algo que pode ser feito com ou sem fio.
Como uma versão de teste, existem alguns problemas que os usuários precisam ficar cientes, o primeiro é que ao excluir arquivos do telefone utilizando o PC, uma nova lixeira é criada, ela mostra que os itens serão apagados 30 dias depois, mas atualmente eles são deletados em 5 dias.
Algumas vezes, os arquivos excluídos podem não aparecer no Explorador de Arquivos no computador.
Última é a com a sincronização, que pode não funcionar, o que exigirá sair da conta do Windows e fazer login novamente.
Utilizar o Explorador de Arquivos do Windows 11 para acessar arquivos de aparelhos Android ainda está em teste, e não se sabe quando será lançado para todos.
Fonte: Blogs Windows