Google TV Streamer 4K é oficial, ele está chegando para substituir o Chromecast, para isso, tem melhor hardware e novidades.
Dispositivo deixa a TV inteligente, mas também aprimora os recursos, que são mais eficientes.
Agora é possível controlar dispositivos internet das coisas, inclusive tem suporte para a rede Matter.
Simples, mais rápido e inteligente
Para substituir o Chromecast, o Google TV Streamer 4K se torna oficial, aparelho é bem completo, tem hardware melhor e muitas novidades.
Ele começa sendo 22% mais rápido que a versão anterior, o Chromecast 4K de 2020, o novo processador é mais poderoso, aumentando o desempenho das aplicações.
Ainda em performance, temos 4GB de RAM, o dobro do anterior, e o armazenamento interno tem 32GB, 4x mais que o modelo 4K.
Como esperado, o aparelho traz suporte para 4K, a entrada HMDI 2.1 traz suporte para Dolby Atmos, Dolby Vision, HLG e HD10+.
Controle foi melhorado, o botão de + e – agora estão na parte frontal, tem microfone para comandos de voz e tem um botão (estrela) que pode ser programado para abrir qualquer aplicativo.
Algo interessante, é que o aparelho tem um botão na traseira, que faz o controle remoto fazer barulho para que seja encontrado mais facilmente.
Temos suporte para Matter, rede para dispositivos inteligentes de casa, inclusive o aparelho pode funcionar como um roteador de borda Thread para controlar esses itens utilizando o Google Home.
Em rede, temos Wi-Fi 5 ac, Bluetooth 5.1 e uma entrada gibabit, além disso, tem entrada USB para alimentação e dados e HDMI 2.1.
Gemini AI também está disponível, mas apenas para recomendação de conteúdo com as assinaturas que possui, apresentando também resumos, resenhas e detalhes dos filmes, séries e suas temporadas.
Como o nome deixa claro, o sistema é o Google TV, que é uma personalização do Android TV tradicional e que possui mais recursos.
Lançamento
O Google TV Streamer 4K está em pré-venda por US$ 100 dólares nos EUA, mas seu lançamento será apenas em 24 de setembro.