UWB é uma rede sem fio que iremos conhecer, iremos destacar seus usos e muito mais.
Essa tecnologia chega para coexistir com os conhecidos Bluetooth e NFC, então é interessante de possuir no aparelho.
Aos poucos está se tornando um padrão, então é encontrado em alguns dispositivos do mercado mundial.
O que é?
UWB é conhecido como Banda Ultralarga (Ultra-wideband), algo curioso, é que a tecnologia de rede sem fio é de 1960, mas apenas em 2002 começou a ser aceita internacionalmente.
Ela foi feita para inicialmente para comunicação militar segura, mas hoje em dia é usada para transmissão de dados de alta velocidade entre diversos dispositivos, criando uma rede de área pessoa (PAN), que conecta aparelhos próximos.
Em operação, traz frequência de 3,1 GHz até 10,6 GHz, largura do canal é de 528 MHz, 1,368 GHz e 2,736 GHz, com isso, a taxa de dados pode ser de mais que 675 Mbps.
Diferente de outras redes sem fio, temos a utilização de pulsos, anteriormente era até conhecida como rádio de pulso, mas o nome ficou no passado.
Algo importante, é que a tecnologia utiliza esses sinais de pulso para a localização, deixando mais preciso encontrar aparelho e outros.
Vantagens
Localização em tempo real é uma das grandes vantagens do UWB, e o destaque fica para a sua precisão e confiabilidade, já que alguns centímetros são a margem de erro.
As técnicas utilizadas são ToF (Tempo de Voo), TDoA (Diferença da Horaria da Chegada) e TWR (Alcance Bidirecional), itens que juntos conseguem descobrir a localização precisa dos itens.
Graças aos pulsos, a tecnologia consegue transmitir os dados em alta velocidade, acima de 675 Mbps, sendo mais rápida que outras redes de curto alcance (até 10 metros).
Pulsos também são responsáveis pelo pequeno gasto de energia, o que é excelente para uso em praticamente qualquer dispositivo.
Por ser uma rede “curta”, tem maior segurança, não causa interferência em outras tecnologias sem fio.
Por outro lado, em taxas muito altas tem problemas na transmissão, interferência de ruido ao longo da banda prejudica o sinal e tem alcance muito curto.
Usos da tecnologia
UWB tem vários usos, principalmente para localização em empresas e fabricas, permitindo ter controle do estoque, rastreamento e liberação de áreas para funcionários, e muito mais.
Para dispositivos móveis e acessórios em geral, ele também pode ser utilizado em Tags para localização, algo encontrado na Moto Tag, rastreador da Motorola.
Em telefones e tablets, ele pode ser utilizado até mesmo para uso como uma chave digital para carros, permitindo abrir as portas e dar partida com o aparelho no bolso.
Mas também é utilizada para transferência de dados, e para dispositivos internet das coisas.
Poucos aparelhos com suporte no momento
Atualmente a tecnologia UWB é encontrada na maioria das vezes nos tops de linha, algo que não mudou muito nos últimos anos.
Para o Android em especial, as versões Plus e Ultra do Galaxy S21 em diante contam com a tecnologia (Galaxy Note 20 Ultra e Galaxy Z Fold 2 ou mais recente também possui), o mesmo acontece com os Pixel Pro, que a partir da versão 6 possuem esse diferencial (Pixel Fold conta com a tecnologia).
Não deve substituir o Bluetooth e NFC
UWB é um completo e não deve substituir Bluetooth e NFC no momento, e é algo que pode levar anos, isso se realmente acontecer.
Cada tecnologia tem seus usos, mesmo que alguns vezes os usos sejam os mesmos entre elas.
NFC é amplamente utilizando, sendo um padrão para pagamento por aproximação, o que deve se manter assim por um longo tempo.
Já o Bluetooth é muito antigo, trazendo compatibilidade com acessórios mais velhos e novos, e se destacando no uso de áudio sem fio.
No caso do UWB, a tecnologia está em maior foco na localização precisa e no uso para chave digital, já que é mais segura e eficiente.
Isso significa que diferente do que muitos pensam, as três tecnologias podem coexistir, cada uma com um foco e utilidade diferente.
Deve demorar alguns anos para ser um grande padrão
Atualmente começou a chegar em tags de rastreamentos, mas em telefones, como falamos, a maioria que conta com a tecnologia são os tops de linha.
Isso significa que ainda vai levar alguns anos para começar a chegar nos intermediários e nos aparelhos mais simples.
Inclusive, o NFC que é mais conhecido, atualmente não está em alguns aparelhos mais simples, mesmo com os pagamentos por aproximação sendo algo usado diariamente por muitas pessoas.
De qualquer forma, o Android conta com suporte completo para UWB, o que permite aproveitar os recursos que utilizam a tecnologia.
Tecnologia UWB é interessante
Agora que já apresentamos a tecnologia UWB, é fácil saber que ela é interessante e tem seus usos.
Além disso, é eficiente no que faz, se destaca por poder equipar diversos aparelhos diferentes, e não apenas em telefones.
Mas a tecnologia ainda tem um longo caminho para a sua adoção e disponibilidade para muitos dispositivos, principalmente os mais simples.