Samsung Display anunciou que as suas futuras telas com tecnologia OLED irão consumir 50% a menos de bateria.
Curiosamente, a mudança chega por causa da IA, a empresa fala que a novidade irá impulsionar a inteligência artificial.
Para os usuários a nova tela será muito bem-vinda, já que poderá facilitar um dia de uso pesado dos próximos dispositivos móveis.
Novo display usa metade da energia
Na conferência IMID 2024, a Samsung revelou que desenvolveu uma tela OLED que traz 50% a menos de consumo em comparação com os modelos atuais.
Isso se traduz em mais tempo de uso de diversos aparelhos, já que a eficiência energética foi aprimorada e é necessário metade da quantidade de energia.
Curiosamente, a fabricante fala que essa melhoria vem para aprimorar o processamento de IA, que precisa de muita energia para realizar as suas tarefas.
Ao que tudo indica, será uma troca, as telas serão mais eficientes energeticamente e o menor consumo será utilizado para os recursos de inteligência artificial, que estão em alta nos últimos meses.
De qualquer forma, a Samsung fala que o consumo mais baixo dessas telas permitirá utilizar os celulares por mais tempo, não precisando ser carregado por um dia, mesmo em uso pesado.
Além disso, a empresa fala que a qualidade da imagem será vívida, e que poderá ser utilizada em diversos aparelhos, dos pequenos e até nos que precisam de grandes telas.
Empresa detalha que com a IA sendo muito utilizada, a tela também será um grande foco do mercado, já que a inteligência artificial exige telas de qualidade para o envolvimento completo com a tecnologia.
Para quem não sabe, a tela é um dos itens que mais consome bateria nos telefones, então a peça consumir menos energia, é uma maneira de aumentar o tempo de uso em geral dos aparelhos.
Algo interessante, é que com as telas consumindo menos energia, a Samsung pode apostar em dispositivos mais finos, algo que os rumores falam que é o foco da fabricante para 2025.
No momento, a Samsung não revelou quando essa nova tela econômica estará chegando ao mercado, mas é interessante saber que o futuro próximo contará com displays mais eficientes energeticamente e que irão aumentar o tempo de uso dos dispositivos com as baterias se mantendo o tamanho.
Fonte: Samsung