Sistema Android 15 poderá ter função para controlar resolução e rotação em monitores externos.
Isso é muito interessante para quem utilizar o telefone conectado em televisores e monitores em geral.
Será possível selecionar vários tamanhos da resolução e escolher a rotação para deixar tudo conforme precisar.
Telefone terá configuração avançada para transmissão da imagem
Com os testes do Android 15 continuando, foi descoberto algumas novidades futuras do sistema.
Entre elas, o QPR1 Beta está trazendo códigos que revelam que o SO terá controle de resolução e rotação para a transmissão de imagem quando conectado em TVs e monitores.
Essa é uma excelente novidade para os Pixel, que receberam suporte para espelhamento da tela em monitores externos por cabo.
Quando estiver disponível, a nova configuração permitirá que os usuários ajustem a resolução em 1920 x 1080, 1280 x 1024 e 1280 x 720, nas opções mais avançadas, ainda será possível selecionar 1024 x 768, 800 x 600 e 720 x 480.
Essa opção em especial é muito importante, já que utilizar o monitor em sua resolução nativa permite aproveitar o aparelho por completo, trazendo qualidade e visual excelente para qualquer tipo de conteúdo.
Outra configuração que estará disponível, é a da rotação, podendo ser alterada para 90°, 180° ou 270° e claro, a padrão, essa opção é de grande utilização para quem usa a TV ou o monitor de uma forma diferente da convencional, por exemplo, “em pé”, então se utiliza a rotação para visualizar o conteúdo corretamente.
Algo bem interessante, é que além dessas novas opções, existe um botão para interromper o compartilhamento da tela do celular para as telas externas, permitindo manter o cabo conectado, mas sem enviar a imagem do telefone para o monitor externo.
No momento, ao que tudo indica, essa nova opção irá estrear nos Google Pixel compatíveis no futuro, e não se sabe se chegará em aparelhos de outras fabricantes.
Lembrando que o Google ainda trabalha para que o Android tenha um modo computador, o que deve ajudar os usuários no futuro, e com essas opções, ficaria mais fácil de utilizar o recurso quando for lançado, algo que também não existe previsão no momento.
Fonte: Androidauthority