O programa de desbloquear o bootloader dos aparelho da Motorola é antigo, infelizmente poucos aparelhos entram no programa, mas as coisas estão mudando e agora o Moto E inclusive a versão do Brasil já pode ter o bootloader desbloqueado.
O bootloader é o carregador de sistema com ele bloqueado só podemos instalar algumas versões pré-definidas pela fabricante, ou seja, você só pode instalar a ROM original ou atualizações liberadas pela fabricante.
Já com o bootloader desbloqueado a coisa é diferente, o seu smartphone se torna quase um computador, você pode instalar qualquer sistema compatível com o mesmo, pode trocar facilmente de ROM e até mesmo usar outro sistema operacional.
Mas essa liberdade custa a garantia do aparelho, ou seja, se o Moto E tiver o bootloader desbloqueado você está aceitando algumas cláusulas incluindo a perda total da garantia do aparelho.
Essa é uma grande dúvida para muitas pessoas, mas é algo pessoal e a pessoa tem que estar totalmente ciente que não terá uma forma de voltar atrás já que com o bootloader desbloqueado nunca mais poderemos bloqueá-lo novamente.
Com o desbloqueio do bootloader do Moto E ou de qualquer aparelho Android os desenvolvedores costumam dar muito suporte para esses dispositivos e muitas ROMs aparecem para esses modelos, isso acontece já que com esse desbloqueio fica mais fácil para o usuário instalar uma ROM e mais fácil para os desenvolvedores trabalharem nas ROMs modificadas.
Lembramos que o Moto X, o Moto G, RAZR HD e RAZR i também fazem parte do programa de desbloqueio do bootloader, veja mais informações em Motorola portal “em inglês”, e não deixe de entrar em Motorola desbloqueio o bootloader “em português” para desbloquear o seu aparelho.