Pular para o conteúdo

O que acontece quando o aparelho para de ser atualizado?

O que acontece quando o aparelho para de ser atualizado?

Esse é o fim da vida do software no dispositivo, explicarei o que acontece quando o aparelho para de ser atualizado.

Inicialmente, nada muda, tudo funciona como deveria, a segurança ainda está recente e tudo mais, mas com alguns meses, tudo muda.

Sem novas versões, usuários, dados, e o próprio dispositivo correm perigo, sendo recomendado a compra de um novo equipamento.

Suporte termina e praticamente nada muda no início

Quando a fabricante para de atualizar um celular ou tablet Android, de início, nada vai mudar, tudo continuar funcionar e muito mais.

Galaxy A54 5G

Isso significa que os usuários terão acesso a segurança um pouco mais recente, utilizarão um sistema que ainda tem suporte.

Então as aplicações, games, funções e tudo mais, funcionarão de maneira segura e sem qualquer problema por algum tempo.

Mas as coisas irão mudar com o tempo, já que novas versões não serão mais liberadas.

Novos recursos não chegam

Circule para pesquisar no Google, como desativar

Sem o suporte oficial, novos recursos das fabricantes ficam disponível apenas para os modelos que estão com a atualização garantida.

Os que não contam com o suporte, são abandonados, e não recebem as inovações, o que exige a troca para um dispositivo mais atual para aproveitar as funções mais recentes.

Único lado bom, é que os recursos e funções existentes continuam a funcionar, e dificilmente tem problemas em pouco tempo.

Com o tempo, dispositivo começa a ficar inseguro

Sem atualizações sendo liberadas nos próximos meses, e novas ameaças surgindo a cada dia, com o tempo, o aparelho começa a ficar inseguro.

Desatualizado, ele começa a apresentar falhas de segurança, que permitirão roubo de dados, e muito mais, colocando em perigo os usuários e todo o conteúdo que possui.

Como mais falhas e ameaças estão sendo descobertas a cada dia, com o sistema não ficando na versão mais recente, está vulnerabilidade a qualquer tipo de novo perigo.

Mais tarde, apps e games não são mais suportados

Android Logo

Com alguns meses, ou em poucos anos, o sistema começa a mostrar a sua idade, a segurança já não vale mais de nada.

Mas ainda piora quando os aplicativos e jogos não suportam mais a versão do Android.

Quando isso começa a acontecer, já passou mais do que a hora de trocar de aparelho, além de correr perigo, não será possível utilizar as aplicações atuais, o que impede de aproveitar o telefone ou tablet para muitas funções do dia a dia.

Se as aplicações que utilizam param de funcionar, não existe mais serventia para o aparelho para o seu modo de uso, então ele será abandonado por você também, ou ainda poderá ser utilizando para outras tarefas básicas.

Telefone ou tablet fica quase sem uso, mas pode ser útil para outras funções

Com muitas das aplicações mais conhecidas não funcionando, o dispositivo fica praticamente sem uso, mas ainda poder ser muito útil em algumas tarefas.

De cabeça, posso falar algumas utilizações, use como roteador para internet, para espelhamento de tela, o que permite jogar ou visualizar vídeos em TVs e monitores, utilize como um console para jogos antigos, principalmente de emulação, como controle para dispositivos internet das coisas e muito mais.

Ainda é possível utilizar como um armazenamento para dados importantes, como um backup, mas nesse caso, não é recomendado ficar utilizando a internet, já que o aparelho está desatualizado e pode representar risco para esses arquivos.

ROMs de terceiros dão nova vida ao aparelho antigo

LineageOS

O sistema Android é aberto, o que permite que as fabricantes, empresas e usuários possam baixar o SO e fazer qualquer modificação.

Esse diferencial traz muitas possibilidades, a principal são as ROMs, que trazem sistema mais atuais e muitas novidades em geral.

Quando uma fabricante abandona um aparelho, a comunidade pode se juntar para liberar uma ROM, que pode trazer um Android mais atual, mais seguro e que muitas vezes podem até mesmo ter recursos exclusivos.

Isso acaba dando vida nova aos dispositivos, permitindo o seu uso por mais tempo, sem que seja necessário comprar um novo aparelho.

Essa pode ser uma boa alternativa para quem não pode gastar dinheiro no momento, mas é preciso ficar ciente que o procedimento pode ser um pouco complicado e tem chances de dar errado, então é recomendado ler muito e pesquisar como resolver os principais erros, para somente depois tentar fazer.

Chegou a hora de comprar

notas de 50 dinheiro

Se nem uma ROM mais atual está disponível, esse é o momento de comprar um novo tablet ou smartphone.

Sem o sistema mais recente, estará totalmente desprotegido contra ameaças, muitos apps podem não funcionar e muitos outros problemas podem surgir.

Essa é uma boa hora para aproveitar as promoções e comprar telefones e tablets mais baratos, assim economizando e conseguindo pagar pouco por um novo Android.

Mas lembre-se de verificar até quando o novo celular ou tablet será atualizado, o que permitirá descobrir quando ele será abandonado, e até mesmo se preparar para a troca no futuro.

Não é recomendado a utilização de telefone ou tablet antigo para o uso diário

Eu gostaria de destacar mais uma vez que não recomendo a utilização de tablets e celulares antigos para o uso diário.

Com o sistema desatualizado, facilmente temos várias falhas, principalmente de segurança, o que poderá ajudar a roubarem dados e acessarem o aparelho, o pior é que isso pode ser feito a qualquer momento e os apps bancários são os mais visados, então roubo do seu dinheiro pode acontecer.

Roubo de dados, de dinheiro e muito mais podem acontecer, então não utilize dispositivos que estão desatualizados na segurança, existem muito perigos, e sempre é melhor evitar do que correr o risco.

Tablet e celular Android sempre atualizados

Galaxy A55 atualização

Sempre mantenha o tablet e o celular Android atualizados, assim estará protegido conta malware e outras falhas de segurança.

Já falamos um pouco sobre as formas de atualizar os aparelhos, algo bem interessante de se saber.

Mas uma hora ou outra, os aparelhos serão abandonados, e não receberão mais atualizações, e é preciso saber o que vai fazer.

Aqui eu tentei mostrar um pouco do que acontece quando smartphones e tablets não são mais atualizados, indicando alguns usos alternativos, recomendando a instalação de ROM e claro, que compre um novo aparelho.

Não importa o que faça, mas sempre tente se manter com dispositivos atualizados, assim estará protegido, ficará livre das ameaças mais recentes e poderá pensar apenas em curtir os recursos, aplicativos e games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *