Novo HMD Fusion é um telefone parecido com o Moto Z, que possui capas que adicionam novos recursos.
O funcionamento é o mesmo do aparelho antigo, os usuários trocam a traseira do aparelho por novos que possuem funções únicas.
Assim o consumidor pode otimizar o modelo no que quiser, colocando maior foco no que precisa.
Smartphone é modular e usuário pode adicionar funções
HMD Fusion é oficial e ele lembra muito a linha Moto Z da Motorola, telefones que contavam com capas que trazem novas funções.
Nos Moto Z, esses acessórios se chamam Moto Snap, e possuem muitos recursos que ajudaram os telefones se a destacarem dos concorrentes.
O Fusion faz basicamente a mesma coisa, tem capas que são chamadas de trajes inteligentes (trajes de Fusão), ainda este ano, estará disponível duas para proteção (uma deixar o aparelho como IP68), uma para adicionar carregamento sem fio e outra com ring light, para ajudar a gravar vídeos e tirar selfie no escuro.
Algo interessante é que as Smart outfits (roupas inteligentes) são de código aberto, então é possível criar as capas com as funcionalidades que precisar, isso utilizando uma impressora 3D.
Assim como celular da Motorola, existem pinos na traseira, que se conectam na capa e permitem utilizar o recurso que cada uma possui, no restante, ele é um dispositivo móvel tradicional.
O smartphone conta com tela de 6.56 polegadas com resolução HD+, a LCD tem taxa de atualização de 90Hz, 269 ppi e até 600 nits.
Processador é o Snapdragon 4 Gen 2, que tem bom desempenho para as tarefas diárias, ele tem 4GB de RAM e 128GB, mas possui modelos de 6GB de RAM com 128GB e 8GB com 256GB.
Câmera frontal é de 50MP. O conjunto traseiro é duplo, é composto por 108MP para a principal e 2MP para a de profundidade, a capacidade de gravar é em 1080p a 30fps.
Bateria é de 5.000 mAh, que deve durar facilmente um dia longe da tomada, mas quando precisar carregar, tem tecnologia de 33W.
Entre outros, celular possui rede 5G, Wi-Fi 6, entrada padrão para fone de ouvido, NFC para pagamento por aproximação, leitor de digital na lateral e sistema Android 14 com atualizações garantidas para duas grandes versões do Android e três anos de patches de segurança.
Algo que a empresa destaca, é que igual ao HMD Skyline, o novo telefone permite que os usuários troquem as peças facilmente, o que inclui tela, bateria, porta de carregamento e traseira.
Especificações
- Tela LCD de 6.56 polegadas com resolução 1612 x 720 no formato 20:9, taxa de atualização de 90Hz, até 600 nit e 269 ppi
- Processador Snapdragon 4 Gen 2 de 8 núcleos (2x Cortex-A78 de 2.2GHz e 6x Cortex-A55 de 2GHz) e GPU Adreno 613
- Armazenamento interno de 128GB/256GB com entrada para cartão microSD (ocupando slot 2) e 4GB/6GB/8GB de RAM
- Câmera traseira dupla, são 108MP para a principal + 2MP para profundidade, gravação em 1080p a 30fps
- Câmera frontal de 50MP
- Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, GPS, GLONASS, Galileo, BDS, USB Tipo-C, NFC, entrada padrão para fone de ouvido, leitor de digital na lateral e tecnologia de rede 5G com eSIM e Nano-SIM
- Android 14 com 2 anos de atualizações garantidas para o sistema e 3 anos para segurança.
Lançamento e Preço
HMD Fusion estará disponível em breve na Europa, seu preço inicial é de 249 euros para a versão 128GB com 4GB de RAM, Smart outfits (roupas inteligentes) serão lançadas ainda este ano, o que deve incluir um controlador para jogos, mas sem preço revelado.