O novo Android 15 conta com proteção melhorada contra APKs maliciosos que foram instalados.
Aprimoramento vem na parte de permissões, que são necessárias para o roubo de dados e mais.
Com mais itens desligado por padrão, os usuários estarão mais seguros, mesmo se instalarem algo perigoso sem saber o que estão fazendo.
Mais permissões são bloqueadas para apps instalados fora da loja
Com o Android 15 sendo lançado oficialmente, aos poucos estamos conhecendo ainda mais detalhes interessantes.
O mais recente, é que o sistema tem mais restrições para APKs instalados, impedindo que acessem algumas permissões facilmente, o que acaba aumentando a segurança em geral.
Quando essas aplicações são instaladas fora da loja do Android, o sistema atualmente cancela as permissões para a acessibilidade, uma das mais utilizadas para roubo de dados, acessar o aparelho remotamente e muito mais.
Agora com a nova versão do sistema, mais permissões são bloqueadas por padrão, assim deixando o SO com maior proteção contra APKs maliciosos que foram instalados.
Essas aplicações instaladas não podem ser utilizadas como administradores do dispositivo, nem funcionarem sobre outros aplicativos, também não é possível serem usadas como aplicativo de SMS e discador padrão e não podem visualizar as notificações.
Todas essas permissões são poderosas, e podem facilmente ajudar no roubo de dados, dinheiro e muito mais, então o bloqueio automático evitará muitos problemas para as pessoas em geral.
Com as permissões bloqueadas por padrão, os malware terão menos chances de causar um grande estrago.
De qualquer forma, a nova versão do Android ainda traz a capacidade dos usuários darem essas permissões aos aplicativos que confiam, algo que pode ser feito indo em “Configurações”, “Aplicativos”, selecionando o app e na tela de informações, aperte nos três pontinhos e aperte em “Permitir configurações restritas”.
Essa mudança na segurança não impede a instalação do APK, apenas limita que esses apps instalados fora da loja tenham acesso a essas permissões mais perigosas, o que acaba aumentando a segurança dos usuários.
A recomendação é baixar aplicativos de lugares conhecidos e seguros, além disso, fique de olho nas permissões, e só libere o essencial, e se achar que muitas estão sendo pedidas, não libere nenhuma.
O aprimoramento faz parte do Android 15, sistema que é oficial, mas em breve deve começar a chegar em aparelhos no mundo todo.
Fonte: Androidauthority