Samsung voltou a estrear um novo Android em um novo telefone, estratégia antiga está de volta.
Fabricante não fazia mais isso, mas agora para 2024 e 2025, por algum motivo, a empresa voltou ao seu velho hábito.
Essa alteração é interessante para a fabricante e claro, irá afetar os usuários de forma positiva e negativa.
Sistema da fabricante irá estrear no top de linha de 2025
A One UI 7.0 foi revelada parcialmente pela Samsung, e trouxe algumas mudanças no tempo de liberação.
Agora a nova versão do sistema será lançada com o top de linha de 2025, Galaxy S25, mostrando uma alteração na estratégia da fabricante.
Mas a versão de teste do Android 15 para os aparelhos mais recentes do mercado será liberada em alguns países ainda em 2024.
Estratégia antiga volta a ser utilizada
Na era da TouchWiz UX, a primeira personalização da fabricante para o Android, a Samsung já apostava nessa estratégia, de lançar um novo Galaxy S com a versão mais recente e bem mais tarde, liberar para os telefones e tablets mais antigos.
Na época, a empresa era muito lenta para atualizar os seus aparelhos, o que demorava muitos meses para que os mais poderosos dispositivos recebessem a nova versão e quase um ano ou mais para os poucos modelos mais simples serem atualizados.
Com a estreia da One UI em 2018, a fabricante mudou o visual do Android, mas também a forma como soltava as atualizações, inclusive começou a soltar uma versão de teste para os interessados testarem e ajudarem a lançar o sistema o mais estável possível.
Mas algo que muitos gostaram, é que não era mais preciso esperar o lançamento de um novo Galaxy S, já que a atualização era liberada no final do ano e antes de um poderoso telefone chegar ao mercado.
Mudança é ousada
Depois de acostumar seus consumidores com novas versão do sistema todo final do ano, fazer a mudança é de grande ousadia para a Samsung.
Muitas pessoas com certeza estão reclamando da alteração, inclusive as que querem aproveitar as diversas novidades do próximo sistema.
Mas outras nem irão ligar, já que para muitos, ter um sistema estável e que funciona como o esperado, é algo mais importante do que receber a atualização mais cedo e ter problemas.
De qualquer forma, ao fazer essa alteração novamente no calendário de atualizações, a empresa se mostra muito ousada.
Como essa estratégia afetará os consumidores?
Para quem gosta de se manter nas versões mais recentes do Android, a Samsung irá demorar mais do que o esperado, já que os tops de linha da fabricante são lançados no começo de cada ano.
Depois dos novos telefones chegarem ao mercado, os consumidores dos modelos antigos terão que esperar algumas semanas para ter o sistema mais atual em seus aparelhos.
Por outro lado, os tops de linha da fabricante serão mais valorizados no lançamento, quem comprar, terá uma versão mais atual e exclusiva por algumas semanas, o que para muitos, é um grande diferencial.
Com a alteração da data, é esperado que a empresa trabalhe mais em sua personalização, trazendo o sistema com aprimoramentos, mais recursos e mais estável, o que muitos irão gostar.
Na contramão do Android
Curiosamente, essa mudança chega quando ao que tudo indica, o Android poderá ser lançado mais cedo do que o padrão atual.
Isso significa que ele poderá ser lançado mais ou menos no meio do ano, permitindo que as fabricantes tenham mais tempo de trabalhar no sistema e traga a atualização para mais aparelhos até o final do ano.
Mas com a Samsung fazendo essa alteração, ficará muitos meses trabalhando no sistema e só irá lançar cerca de seis meses depois do lançamento do SO mais atual.
Tudo pode mudar no futuro
De qualquer forma, a Samsung revelou essa nova estratégia para final de 2024 e começo de 2025, e irá seguir com ela durante esse período.
Mas tudo pode mudar novamente no final de 2025 e começo de 2026, principalmente se o Android for lançamento mais cedo do que nos outros anos.
Com o SO disponível mais cedo, a fabricante terá mais tempo para trabalhar no sistema e lançar a atualização antes do final do ano, então será estranho liberar o sistema apenas no próximo ano com a chegada de um novo aparelho.
Mas como a empresa está focando tanto em inteligência artificial na Galaxy AI, não é difícil imaginar que o atraso e a liberação da personalização para o ano seguinte possam acontecer e se torna um padrão.
Minha visão
Eu realmente acho que essa alteração irá trazer melhorias importantes, como um sistema com menos chances de apresentar problemas, algo que aconteceu com a chegada da One UI 6.0, que tinha falhas em alguns Galaxy na proteção contra burn-in e com a One UI 6.1 que trouxe problemas na tela de toque.
Problemas desse tipo terá mais tempo para ser resolvido, então nem devem acontecer com as próximas versões do sistema, que deverão ser mais estáveis do que nunca.
Isso também permite dar tempo para o próprio Android amadurecer, já que cada nova versão pode ter seus próprios problemas, que são resolvidos mais tarde.
Mas pessoalmente, eu acho que isso não irá ficar dessa forma, principalmente no caso de o Android ser lançado mais cedo, serão mais de seis meses de espera, o que não deve agradar os consumidores da fabricante em geral, mas será interessante ver como tudo vai se desenrolar no futuro.
One UI tem lançamento alterado e tudo pode mudar
Com essa alteração, a Samsung irá trazer a One UI 7.0 em teste até final do ano e ela será lançada oficialmente na linha Galaxy S25.
Isso muda a forma como a fabricante estava atualizando seus aparelhos, deixando os tops de linhas atuais e seus dispositivos intermediário levando mais tempo para receberem as inovações.
É preciso ficar de olho na fabricante voltando a utilizar a sua velha estratégia de lançar um novo aparelho e estrear a nova versão do sistema ao mesmo tempo, se isso será eficiente e se agradará os consumidores, mas o tempo irá responder essas e outras dúvidas.