O Google revelou que o sistema Android ganhará mais um recurso contra roubos e furtos ainda este ano.
Conhecido como Identity Check (Verificação de Identidade), é opcional, mas uma vez ativado, vai trazer mais proteção.
Intenção é evitar ainda mais o acesso não autorizado ao aparelho depois que ele está nas mãos dos ladrões.
Identity Check (Verificação de Identidade) chega até final do ano
Google revelou que trará mais um recurso contra roubos e furtos para o sistema Android.
Chamado de Identity Check (Verificação de Identidade), a nova função traz camada adicional de proteção.
Uma vez ativado, o recurso irá pedir autenticação biométrica quando for fazer alterações em opções críticas na conta do Google e no dispositivo.
Isso significa que se tentar alterar a senha de desbloqueio, desabilitar a proteção contra roubo ou fazer o uso de chaves de acesso de um local não confiável, será preciso confirmar que é o dono do aparelho.
Essas melhorias aprimoram a segurança do dispositivo, mesmo se o PIN esteja comprometido, além de ajudar a evitar o acesso não autorizado.
Android 15 tem mais recursos contra roubos e furtos
Os recursos contra roubos e furtos estão disponíveis no Brasil e sendo expandidos para o mundo todo.
Mas os donos de aparelhos com o Android 15 terão recursos extras contra roubos e furtos, protegendo ainda mais os dados e dispositivos nesses casos.
Com o Android 15 chegando aos Pixel, o Google relembrou essas funções extras que o sistema possui.
A primeira é a exigência de autenticação biométrica, senha ou PIN para alterar configurações confidenciais, o que inclui o Encontre Meu Dispositivo e mais.
Bloqueio automático do telefone ou tablet depois de algumas tentativas malsucedidas de login, o que muitas vezes acontece quando o aparelho está nas mãos de um ladrão e ele quer acessar contas e outros.
Redefinição de fábrica pede senha da conta do Google assim evitando ou pelo menos dificultando que o aparelho seja reutilizado ou vendido mais tarde.
Mas também podemos citar o Espaço privado, que permite colocar um PIN para proteger os aplicativos que quer proteger de outras pessoas.
Lembrando que os recursos contra furtos e roubos exigem um aparelho com o Android 10 ou mais recentes, apenas essas funções mais avançadas necessitam do sistema Android 15 ou mais atual.
Fonte: Blog Google