Para deixar tudo mais seguro, o aplicativo Encontre meu dispositivo em sua versão mais recente pede biometria ao iniciar.
Isso significa que apenas o dono do aparelho poderá acessar a conta do aparelho na aplicação.
Mas ainda é possível fazer a utilização como convidado para acessar outra conta ou encontrar outros dispositivos.
Ficou mais seguro
Com a versão mais atual (3.1173-1), a aplicação Encontre meu dispositivo agora está mais segura, pedindo a biometria para acessar.
A partir de agora é necessário a confirmação da identidade para conseguir acesso aos recursos relacionados com a conta que está no dispositivo.
Essa confirmação poderá ser feita com a digital, com o reconhecimento fácil ou o utilizando o PIN do aparelho.
Claro que esse aprimoramento também aumentar a velocidade de acesso as funções, permitindo a utilização em poucos segundos.
Anteriormente, sempre que fosse utilizar o aplicativo, era necessário entrar com a senha da conta Google, o que claro, era um passo extremamente chato, mesmo se ativasse o não perguntar novamente, algo que depois de um tempo, ainda pedia a senha novamente para a validação.
Mudança também é uma nova forma dos ladrões e outros terem acesso a função e fazerem a desativação, o que iria desligar o rastreamento dos aparelhos.
Android está ficando mais seguro em vários setores
O Google começou a liberar a Proteção contra roubo e furto do Android, que agora está em mais regiões e não apenas no Brasil.
Os recursos protegem o aparelho, fazendo o bloqueio automático durante, ativando funções antes, e depois permitindo que os usuários façam o rastreamento e até mesmo o bloqueio ou a restauração de fábrica quando preciso.
Android 15 chegou com mais recursos de proteção contra roubo e furto, que são exclusivos para o sistema, além disso, foi revelado o Identity Check (Verificação de Identidade), que é uma camada adicional de proteção.
Para o futuro, os rumores indicam que o Android 16 poderá chegar com o Programa de Proteção Avançada, que será opcional, mas deixará os aparelhos e a conta Google mais protegidos.
Confira mais informações importante na seção de segurança.