ARM avisou que cancelará a licença que permite projetar chips da Qualcomm, algo que acontecerá em 60 dias.
Fabricante de chips já foi notificada, e se não aceitar os termos da empresa, não poderá mais distribuir os seus mais recentes processadores.
Isso tudo está acontecendo por causa de um processo que está na justiça, e essa reviravolta chega para tentar criar um acordo antes da decisão oficial.
Situação é para força um acordo
Desde que a Qualcomm comprou a Nuvia, a ARM está processando a empresa por não criar uma nova licença para continuar a criar os núcleos Oryon, que estrearam no Snapdragon X Elite nos computadores e no Snapdragon 8 Elite para telefones e tablets.
O caso já está na justiça e a situação deve ser resolvida em algum momento, mas para tentar agilizar o processo, a ARM agora está notificando a Qualcomm do cancelamento da licença em 60 dias, o que afetará a empresa de diversas formas.
Com o cancelamento, os chips que não irão sofrer são os novos Elite, que não poderão ser mais vendidos, o que afeta diretamente os futuros smartphones e tablets que podem chegar ao mercado, assim como os novos laptops que já estão sendo vendidos.
ARM fala que a licencia da Nuvia, quando foi comprada pela Qualcomm, não foram transferidas, algo que violou o contrato e causou o cancelamento, além disso, a empresa quer que a fabricante destrua as tecnologias criadas antes da aquisição.
Por outro lado, a Qualcomm afirma que suas licenças atuais com a ARM cobrem as atividades que estão sendo feitas e que foram realizadas, sem precisar de um novo acordo, e também falou:
“Isso é mais do mesmo da Arm – ameaças mais infundadas projetadas para forçar um parceiro de longa data, interferir em nossas CPUs líderes de desempenho e aumentar as taxas de royalties, independentemente dos amplos direitos sob nossa licença de arquitetura.”
Agora é preciso ficar de olho no que irá acontecer nos próximos 60 dias, já que sem a licença, os chips Snapdragon X Elite e Snapdragon 8 Elite não poderão continuar a serem vendidos, algo que não afeta os Snapdragon 8 Gen 3 e mais antigos.
Fonte: Engadget