Google pode começar o programa “Longevity GRF” facilitando 7 anos de atualizações do Android pelas fabricantes, o novo chip Snapdragon 8 Elite conta com 8 anos.
Empresa quer que os aparelhos sejam atualizados por mais tempo, o foco maior será nos tops de linha inicialmente.
Além disso, a Qualcomm já parece estar pronta, seu novo chip tem um ano a mais de suporte do que é preciso.
Empresa quer mais atualizações garantidas em todas as fabricantes
Foi descoberto o Longevity Google Requirements Freeze (Longevity GRF), Congelamento dos requisitos de longevidade do Google em português, programa que quer facilitar o suporte do Android para as fabricantes por mais anos.
Intenção é que as fabricantes possam oferecer aparelhos com até 7 atualizações garantidas no sistema.
O GRF já existe, o que permitiu que as fabricantes atualizassem o sistema sem precisar ter uma versão mais recente do software do fornecedor, algo que é possível pelo total de três anos.
Com o Longevity GRF, o Google traz um aumento do limite para até 7 anos de atualizações sem precisar do software mais recente do fornecedor.
Mas agora existe uma nova regra, que as fabricantes precisam atualizar o kernel do Linux no mínimo a cada 3 anos, o que aumentará a segurança e manterá a compatibilidade com os patches de segurança mais atuais e mais.
O software do fornecedor mais atual não é muito importante para rodar as próximas versões do sistema, mas é importante para que alguns recursos avançados possam funcionar, então não atualizar não permitirá aproveitar algumas novidades, mas o SO não terá problemas no geral.
Qualcomm oferece mais tempo
Para ajudar as fabricantes, a Qualcomm está oferecendo mais tempo no suporte de seu mais recente chip.
O Snapdragon 8 Elite é oficial e conta com 8 anos de atualizações, o que é mais tempo de suporte do que a Samsung e o Google oferecem.
Isso significa que a fornecedora irá atualizar pelo total de 8 anos todos os componentes do SoC, e claro, as APIs para que tudo funcione corretamente.
As fabricantes podem oferecer a mesma quantidade de atualizações, mas não são obrigadas, mas se quiserem, o suporte existe e permitirá o aproveitamento por todo o tempo prometido.
Fonte: Androidauthority e Neowin