As imagens editadas com inteligência artificial do Google Fotos terão informações mais claras sobre o uso dos recursos.
Essa alteração acontecerá a partir da próxima semana, e chegará para informar mais facilmente sobre o uso da IA.
Mas a nova descrição será mostrada apenas nos recursos complexos e que utilizam a inteligência artificial outras funções como cortar e girar, não terão mudanças.
Informações nas fotos mostram uso da inteligência artificial
A partir da próxima semana, o Google Fotos irá mostrar nos detalhes das imagens, que elas foram alteradas utilizando a IA.
O Google conta com vários princípios para a inteligência artificial, um deles é indica quando as fotos foram alteradas usando algum tipo de ferramenta.
No momento, a empresa inclui metadados baseados em padrões técnicos do International Press Telecommunications Council (IPTC), que mostram que foram usados recursos de IA para fazer alguma alteração.
Mas infelizmente, nem sempre o padrão é eficiente para os usuários, que não sabem se a imagem foi modificada de alguma forma ou não.
Para melhorar e dar um passo em diante, o Google deixará a informação mais visível para todos, algo que será adicionado aos próprios detalhes da foto editada.
Os usuários curiosos podem visualizar os detalhes das imagens, além dos itens tradicionais como nome, localização e outros, terá AI Info, que mostrará em detalhes que a foto foi editada com a inteligência artificial, que no exemplo, mostra que a IA generativa que foi utilizada na edição em algum momento.
As mudanças valem para os recursos Editor Magico, Apagador Magico e melhoria de zoom e outros que usam a inteligência artificial para criar conteúdo, remover ou aprimorar.
Itens mais básicos como cortar ou girar a imagem, não irão adicionar o novo marcador, já que a IA não foi utilizada e esses recurso basicamente não alteram as fotos em geral.
O aplicativo Google Fotos começará a adicionar o marcador de IA nas edições a partir da próxima semana.
Fonte: Blog Google