O Exynos 1580 foi anunciando oficialmente pela Samsung e conta com diversas melhorias, chip que pode equipar o Galaxy A56 e outros
Muitas inovações foram adicionadas ao SoC, o que resultou em tecnologias mais recentes para a fabricação e em muitos setores.
Para trazer mais desempenho, conta com novo design para a CPU e a GPU tem aprimoramentos que resultam em maior performance.
Arquitetura diferente e GPU com mais poder são as novidades
Com o Exynos 1480 já no mercado, o novo Exynos 1580 chega como uma grande atualização, ele conta com CPU ARMv9, que traz instruções mais recentes.
Fabricado em 4nm de terceira geração (EUV FinFET), o chip traz uma arquitetura diferente, que separa o CPU em três partes, trazendo 1x núcleo Cortex-A720 com velocidade de 2,9 GHz, 3x Cortex-A720 de 2,6 GHz e 4x Cortex A520 de 1,95 GHz, claro que são mais rápidos e eficientes que os anteriores.
A GPU recebeu boas melhorias, a Xclipse 540 com arquitetura RDNA 3 da AMD agora tem dois processadores de grupo de trabalho (WGPs), além de contar com mais cache GL2 e o dobro de processamento de unidade FMA/textura, o que acabou trazendo até 37% a mais de desempenho e de 20% nas mesmas condições de uso de energia em comparação com o modelo anterior.
A NPU, para inteligência artificial, consegue fazer até 14,7 trilhões de operações por segundo (TOPS), 6K MAC e tem memória aumentada para 2MB.
O suporte para a tela ainda mantém o até Full HD+ com taxa de atualização de até 144Hz.
Em câmeras, até sensores de 200MP podem ser utilizados e a gravação de vídeos pode ser feita em 4K a 60fps.
Para a rede em geral, os aparelhos poderão contar com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, rede 5G com até 5.1 Gbps de download e até 1.28 Gbps.
Por fim, as fabricantes podem utilizar armazenamento interno UFS 3.1 e LPDDR5 para a RAM.
Lançamento
A Samsung apenas revelou o Exynos 1580, mas se seguir o modelo anterior, ele deverá estrear com o Galaxy A56.