A função de compartilhar aplicações na loja Google Play Store está sendo desativada oficialmente.
Recurso estreou anos atrás, mas agora começou a ser removido, o que para algumas pessoas pode ser algo negativo.
Função foi feita para o envio de apps sem precisar da internet, o que é uma solução interessante em alguns casos.
Desativação já começou
Na versão de dezembro de 2024 do Sistema do Google, revelamos as novidades e melhorias que os telefones e relógios inteligentes estão recebendo.
Mas por outro lado, existe uma perda, o recurso de Compartilhar apps na Play Store está sendo desativado.
A loja do Android recebeu a capacidade de enviar e receber apps em 2021, e claro, utilizava o Compartilhar por proximidade, que hoje em dia é o Quick Share.
Quando a função estreou, foi destacada como uma forma de dividir as aplicações entre os seus amigos ou/e aparelhos.
O grande destaque, é que não é preciso ter internet para o compartilhamento, o que evita gastar dados, mas ainda assim, ter as aplicações na versão mais recente disponível.
Algo bem interessante, é que ao receber uma aplicação, ela não é instalada automaticamente, e o usuário pode fazer a instalação a qualquer momento e claro, até mesmo não fazer e apagar o item quando quiser.
Mas o que realmente muitos gostaram, é que o envio e recebimento dos apps e games é feita sem utilizar a internet, como utiliza o Quick Share, o compartilhamento chega com a capacidade de usar o Wi-Fi ou Bluetooth, então nenhuma rede de internet é necessária.
Para quem faz uso desse recurso, a opção agora é baixar e utilizar o Google Files, que tem a função de compartilhar aplicativos, funcionando basicamente da mesma forma.
Como o Sistema do Google de dezembro de 2024 que está trazendo a remoção do compartilhamento de apps utilizando a loja Google Play Store, pode levar semanas ou até meses para que a retirada seja concluída no mundo todo.
Fonte: Support Google