Google revelou que o sistema Android no Brasil já conta com suporte para Serviço de Localização de Emergência.
Novidade é excelente para que as autoridades tenham maiores informações e precisão da sua localização naquele momento.
Com isso, será possível realizar o atendimento de forma mais eficaz e rápida, o que poderá salvar vidas.
Recurso não precisa de hardware ou software adicional
Os aparelhos com sistema Android no Brasil contam com suporte para o Serviço de Localização de Emergência (ELS), que traz mais praticidades na hora da ligação ou envio de mensagens quando precisar de assistência.
Novidade está disponível para todos os brasileiros, e de forma automática, consegue enviar a localização do telefone com base no GPS, Wi-Fi e dados de torres de celular, conseguindo gerar uma posição mais precisa, mesmo em ambientes fechados.
Para os serviços de emergência definidos pela Anatel no Brasil e quando ligar para os 190, 192 ou 193, essas informações da sua posição são enviadas automaticamente.
No caso do contato sendo feito por mensagens de texto, os números 190 e 193 possuem suporte de localização nessa modalidade.
O grande destaque, é que toda essa inovação não precisa de nenhum hardware ou software adicional nos dispositivos, funcionando como deveria sem qualquer ação do usuário.
Google fala que o suporte para Serviço de Localização de Emergência no Brasil está funcional e é compatível com 99% dos dispositivos que contam com o Android 5.0 ou versão mais recente.
Algo importante, é que as informações são passadas para os serviços apenas enquanto a ligação ou mensagens estão em andamento, e tudo é feito de forma segura e privada.
Como esperado, a inovação vem ativada por padrão, mas os usuários podem desativar a qualquer momento, sendo necessário fazer uma busca por buscar por “serviço de localização de emergência” ou alterar a opção no menu de serviços emergenciais do seu dispositivo.
A intenção do novo recurso é trazer mais segurança, maior agilidade e maior eficiência dos serviços de emergência, o que no final, poderá resultar em maiores chances de salvar vidas.
Lembrando que o Google no Brasil disponibiliza no Android recursos de proteção contra roubos e furtos.
Fonte: Blog Google