Android 16 Beta 2 é oficial, nova versão disponível está trazendo melhorias importantes para o setor de câmera, TV, UltraHDR e mais.
Isso significa que existem algumas inovações que estão chegando como recursos que poderão ser utilizadas pelos usuários.
Mas muitas das novidades são para os desenvolvedores, que terão que trabalhar para melhorar as aplicações.
Melhorias para câmeras
O Android 16 está trazendo mais modos híbridos de exposição automática ao Camera2, o que permitindo fazer ajustes manuais na exposição e deixando que o algoritmo de exposição automática (AE) faça o resto.

Existe ajustes finos para temperatura e tonalidade de cor, o que irá melhorar os aplicativos profissionais de gravação de vídeos.
O sistema também traz ações de intenção padrão de captura de fotos em movimento, o que permite criar um miniclip.
UltraHDR fica melhor
Antes compatível apenas com JPEG, agora a novidade é o suporte para o formato HEIC, que contará com um mapa de ganho incorporado.
A empresa fala que está trabalhando para trazer o recurso para o AVIF, que é o novo padrão da internet.
Além disso, o Android 16 traz UltraHDR com o padrão de rascunho ISO 21496-1, o que traz novas capacidades, como obter e definir o espaço de cores, suporte para imagens base codificadas em HDR com mapas de ganho SDR.
Alterações na tela, em saúde e na compatibilidade de página de 16KB

Os aplicativos serão obrigados a utilizarem a tela inteira, isso significa que a barra de notificação e a parte dos botões virtuais precisam ficar transparentes.
Em saúde, agora existirá permissões para que os aplicativos possam acessar os recursos dos sensores de monitoramento de frequência cardíaca, temperatura, e oxigenação no sangue.
Página de 16KB ganha compatibilidade no Android 16, então o sistema permite que aplicativos criados com 4KB possam rodar normalmente em dispositivos que tenham 16KB como padrão, algo que acontecerá automaticamente.
Mais opções regionais e melhorias para papéis de parede ao vivo e jogos
Como foi revelado, mais opções regionais estão disponíveis no Android 16, permitindo que os usuários selecionem o idioma e o sistema métrico de forma separada.
Uma nova API chegou para trazer melhorias nos papéis de parede ao vivo, o que permitirá até mesmo selecionar um para a tela principal e outro para a tela de bloqueio.
A API Android Dynamic Performance Framework (ADPF) conseguirá indicar a quantidade de recurso existente em cada aparelho, o que permitirá que os jogos utilizem menos CPU e GPU em aparelhos mais poderosos, o que traz maior duração da bateria e melhor experiência para os usuários.
TV recebe padronização de imagem e áudio para maior qualidade

Com as APIs MediaQuality, as aplicações conseguirão criar perfis de áudio e imagem conforme a capacidade do aparelho.
O que significa que os apps poderão de forma automática e dinamicamente utilizar qualquer dos perfis.
O Google fala que em filmes masterizados, o perfil mais interessante é o de precisão de cores ao brilho, para eventos esportivos ao vivo, o perfil terá mais brilho em vez de precisão de cores e para o conteúdo interativo, a latência do processamento será mínima, o que irá reduzir a latência e aumentará a taxa de quadros, o que é excelente para jogos.
Outros
Algumas mudanças foram feitas nas fontes, algumas foram removidas e desativadas.
Acessibilidade traz melhorias, tem fala mais precisa e consistente, suporte para menus expandidos ou recolhidos, para indicadores de progresso e para caixas de seleção, avisando se está verificada, parcialmente verificada ou desmarcada.
Versão está liberada

Android 16 Beta 2 está disponível de forma oficial, ele pode ser instalado nos aparelhos da linha Pixel 6 ou versão mais recente.
Lembrando que a versão está em teste, e em 2025, contará com duas versões sendo lançadas a primeira no segundo trimestre e a segunda no quarto trimestre.
Fonte: Android Developers
Deixe um comentário