Manter a bateria saudável será mais fácil com essas dicas para telefones, tablets e dispositivos em geral.
Esses cuidados irão fazer a peça manter a carga por mais tempo, o que permitirá a utilização por alguns anos sem precisar fazer a troca.
A recomendação é ir fazendo o que pode, o que ajudará a diminuir o desgaste normal, que acontece a cada ciclo completo de carga e descarga.
Ative a proteção de carregamento
A maioria dos Android hoje em dia possui alguma proteção de carregamento, o que evita que o dispositivo fique carregando a todo momento.

Claro que isso ajuda a vida da bateria, já que diminuirá a quantidade de energia que é enviada a todo momento para o aparelho.
Já ensinei como proteger a bateria nos Galaxy da Samsung, em outros modelos, é preciso olhar nas configurações as opções que estão disponíveis.
Não mantenha muito tempo em 100%

Algo importante, é que o carregamento não pode ficar em 100% por muito tempo, algo que reduz a vida útil da bateria.
Tanto é verdade, que por isso que essas proteções que citamos anteriormente existem, para que mesmo no carregador, a energia não fique passando quando não precisa.
A recomendação de muitas fabricantes é que se faça o carregamento de 80% a 85%, no máximo, assim evitará esse tipo de problema.
No caso de querer carregar até 100%, apenas fique de olho para retirar o carregador quando a carga for completada, isso se o aparelho não contar com uma proteção que interrompe o fornecimento de energia automaticamente.
Faça recargas menores, mas em maior quantidade

Outro detalhe que as empresas citam, é nunca deixar a bateria ficar abaixo de 20%, o que ajuda a prolongar a vida útil.
Isso significa que em tese, é preciso que a carga fique entre 20% e 80%, assim permitindo o carregamento entre essas quantidades.
Para o usuário, realizar cargas menores e com mais frequência é mais benéfico a longo prazo, do que fazer o carregamento tradicional, de 0% a 100%.
Para jogos, utilize a tecnologia para ignorar a bateria, se puder
Como é esperado, ao descarregar e carregar a bateria, se completa um ciclo, as fabricantes revelam quantos ciclos que começa a perder de uma certa porcentagem de carga total.
Para quem joga, sabe que carregar e descarregar é algo diário, e que não existe muito o que fazer, apenas aproveitar e quando for preciso trocar a peça.
Mas nos últimos anos, os smartphones gamers, e até mesmos os tradicionais, como os Galaxy S23 e mais recentes, contam com tecnologia que ignora a bateria.
Conhecido como Pause USB Power Delivery (Pausar o carregamento USB PD ao jogar), é um recurso que manda a energia diretamente para o SoC, sem passar pela bateria.

Essa tecnologia traz algumas vantagens bem interessantes, como a bateria não estar sendo utilizada, sendo um componente a menos para ficar quente e claro, não tem a sua vida útil afetada.
Mas também pode trazer maior desempenho, principalmente em partidas de longas durações, já que o calor gerado é menor.
Infelizmente, a maioria dos aparelhos com essa função são os tops de linha, e nem são todos que possuem, sendo necessário pesquisar para encontrar um compatível com o recurso.
Para quem possui um Samsung, já ensinei como jogar usando a energia do carregador, ignorando totalmente a bateria dos Galaxy.
Não mantenha o aparelho quente

Calor e bateria não combinam, quando juntos, causam redução mais rápida da carga e afeta a saúde do item.
Para quem quer cuidar da vida útil e ter mais tempo de uso, é essencial se livrar do aquecimento, algo que essas dicas podem ajudar.
Use o aparelho quente apenas se for necessário, se não, deixe ele descansando até ficar frio.
As únicas exceções são nos casos dos jogos e aplicativos pesados, que irão aumentar a temperatura do aparelho em geral, e não existe muito o que fazer.
Utilize peças de qualidade

Como esperado, para uma vida útil e maior saúde da bateria, a peça e os acessórios precisam de qualidade e de preferência, originais.
Então é preciso ter cabo e carregadores de marcas confiáveis e que seja compatível com o aparelho em que será utilizado.
A bateria em si, é recomendada que seja a da própria fabricante, o que irá garantir a durabilidade e segurança do produto.
Saiba a hora de trocar

Alguns poucos aparelhos indicam como está a saúde da bateria, mas a maioria não.
Existem várias formas de verificar se é o momento certo, mas a principal é a duração da carga, se o aparelho está ficando muito tempo fora de uso, e não é um app que está consumindo energia, a bateria pode ser a causa.
Depois de alguns anos, mesmo cuidado, o desgaste vai aparecendo, no começo, a diminuição é pequena e muitos nem sente, mas com o passar do tempo, fica mais nítido que a peça precisa ser trocada.
Como falei, a recomendação é fazer a troca por uma bateria original, algo que pode ser feito em uma assistência técnica oficial da fabricante.
Dicas ajudam a prolongar a vida útil da bateria

Seguindo todas essas dicas, conseguirá prolongar a vida útil da bateria, mantendo saudável e funcionando por muitos anos.
Ainda no mesmo setor, recomendamos as dicas para aumentar a duração da bateria e para quando os tablets e telefones não estão carregando.
Também visite a seção de Tutoriais e Dicas, para conferir novas formas de utilizar o Android.
Deixe um comentário